Pesquisadores da Uece participam da elaboração do Atlas Digital Costeiro e Marinho do CE

14 de dezembro de 2021 - 16:01

Os docentes da Uece irão, ainda, compor GT para elaboração do Planejamento Espacial Marinho

Na última sexta-feira (10) foi lançado o Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará, um produto do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) e à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), que tem por agência de fomento a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

A Plataforma faz parte dos projetos específicos do Programa, o “Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará (PCM)” e “Sistema de Informações Geográficas (SIG) Ambiental do Ceará”.

Criado na atual gestão da FUNCAP, o Programa Cientista-Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

O projeto conta com o apoio de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), dentre os quais estão os professores Antônio Rodrigues Ximenes Neto e Davis Pereira de Paula do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) e do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO), coordenador do Núcleo Marinho do PCM e vice coordenador do Núcleo Costeiro do PCM, respectivamente. E o professor Samuel Façanha Câmara, coordenador do Núcleo de Economia do Mar do PCM e cientista-chefe de Inovação da FUNCAP.

Destaca-se, ainda, a presença de profissionais de outras instituições como da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marinha do Brasil, dentre outros.

O lançamento do Atlas foi feito pelo governador Camilo Santana em almoço realizado na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Além da presença do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e de outras autoridades do Ceará, estiveram presentes também o secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, o cientista-chefe em Meio Ambiente, professor Marcelo de Oliveira Soares, e o presidente da FUNCAP, professor Tarcísio Pequeno.

O Atlas está hospedado de forma virtual na Plataforma Estadual de Dados Espaciais (PEDE) e as informações contidas nele darão suporte a atividades como pesca, aquicultura, mineração, turismo, energias renováveis, hidrogênio verde, dentre outras, além de apresentar características químicas, físicas e biológicas do mar. A plataforma online será atualizada sempre que novas informações e dados forem obtidos e poderá ser utilizada por diferentes usuários, desde gestores municipais, estaduais e federais, alunos de escolas e Universidades, além de empreendedores. A PEDE faz parte do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SIEMA) que envolve a SEMA, SEMACE e o BPMA, criado pela Lei Complementar n° 231/2021, oriundo da mensagem governamental n° 8.583.

Segundo o coordenador do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, Eduardo Lacerda Barros, e o coordenador do Sistema de Informações Geográficas (SIG) Ambiental do Ceará, Renan Gonçalves Guerra, a utilização de uma plataforma digital no formato websig permitirá maior celeridade no processo de tomada de decisão, fiscalização e licenciamento ambiental, novas oportunidades para a economia do mar e economia verde, além de uma maior difusão e acessibilidade de dados e conhecimento sobre a nossa zona costeira e ambiente marinho do estado do Ceará.

Na segunda fase, em 2022, o Atlas será apresentado na sua forma impressa (física) e nele constarão as principais informações que servirão de base e diagnóstico para a elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará. No mesmo almoço realizado, o governador Camilo Santana assinou o Decreto para criação do Grupo de Trabalho para elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará, o decreto foi desenvolvido no âmbito do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (FUNCAP/SEMA/SEMACE). O governador do Ceará instituiu a criação do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará, que, nos termos do Decreto assinado, promove o Comitê Estratégico (PEM Ceará) com a finalidade de discutir e definir as diretrizes para o desenvolvimento e a elaboração do (PEM) do Ceará.

Segundo a UNESCO, o “PEM” se trata de um “processo público de análise e alocação da distribuição espacial e temporal de atividades humanas em áreas marinhas, para alcançar objetivos ecológicos, econômicos e sociais que geralmente foram especificados através de um processo político”. Para o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno e para cientista-chefe em Meio Ambiente, Marcelo de Oliveira Soares (LABOMAR/UFC), trata-se de um momento ímpar para Ceará se tornar o estado azul do Brasil, sendo pioneiro em políticas públicas para o oceano e economia do mar, pois terá o primeiro Atlas Digital sobre o tema e que servirá de base para a elaboração do PEM no estado. Destacam, ainda, que a economia azul tem grande possibilidade de ser um motor de ganhos econômicos e sociais nessa década.

Em breve a plataforma será apresentada de modo público. Clique aqui para maiores informações.

Fonte: Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (FUNCAP/SEMA/SEMACE)