Pesquisadores da Uece lançam produto nutricional para crianças de 0 a 36 meses

19 de novembro de 2019 - 10:46

Lançado na noite do último dia (12), pelos pesquisadores José Ferreira Nunes e Cristiane Mello, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), novo produto tecnológico, ACP LACTE, composto de água de coco e leite de cabra em pó.

O lançamento ocorreu durante a 65º EXPOECE 2019, na Associação dos Criadores do Ceará, localizado no Parque de Exposições do Ceará, Governador César Cals. Durante a apresentação do novo produto, a professora Cristiane Mello, ministrou palestra ressaltando a importância do alimento nutricional especializado que atenderá crianças de 0 a 36 meses.

O vice-reitor da Uece, Hidelbrando Soares, presidiu a solenidade de lançamento do produto ressaltando “Este evento tem uma importância impar para a Uece. Nossa universidade tem 44 anos de história e podemos dividi-la em três grandes ciclos de crescimento. O primeiro deles diz respeito aos 20 anos iniciais, período que consolidamos nossa graduação. Nos 20 anos seguintes, consolidamos nossa pós-graduação e pesquisa. Estamos iniciando um terceiro ciclo de crescimento, fortemente voltado para a extensão social e tecnológica, centrada na inovação, no protagonismo social e empreendedorismo de nossa comunidade acadêmica. O desafio de hoje é integrar o que fazemos na academia as demandas sociais, integrar universidade e sociedade. Os desafios do desenvolvimento inclusivo e cidadão exigem uma universidade que apresente soluções educacionais, científicas e tecnológicas para os problemas de sua gente”.

Professor Hidelbrano acrescentou ainda “Esse produto que estamos apresentando hoje tem todas essas dimensões, da boa ciência desenvolvida na instituição articulada com o fortalecimento de uma cadeia produtiva, com impactos econômicos e sociais ainda não mensuráveis. A Faculdade de Veterinária e seus cursos de pós-graduação são uma grande vitrine desta aproximação necessária da universidade dos setores produtivos do Estado do Ceará. Este produto tecnológico pode potencializar a pequena produção familiar a agregar mais renda, garantir sustentabilidade ambiental e financeira e cidadania no interior do estado”.

Para o pesquisador e idealizador do projeto, José Ferreira Nunes, o objetivo desta pesquisa foi primeiramente desenvolver um produto lácteo que atenderá nutricionalmente a alimentação na primeira infância. Este composto constituído de 50% de água de coco em pó e 50% de leite cabra é uma alimentação nutricional tão rica quanto ao leite materno.

O pesquisador ressalta ainda, “que hoje no Brasil existe no mercado apenas uma empresa no Rio Grande do Sul que comercializa um único produto de 200 gramas do leite de cabra em pó ao custo de R$ 18,50. Este projeto é de superimportante para nossa região que com certeza gerará emprego e renda e nutrição apropriada para nossas crianças, diminuindo a deficiência protéica que assola nossa região.

A Expoece é uma das grandes responsáveis pela movimentação do setor de agronegócios do Ceará, que tem a expectativa de realizar grandes negócios nesse ano.