Pesquisadores da FECLI/UECE publicam mais um artigo em periódico internacional

16 de setembro de 2021 - 11:57

Contribuindo para o aumento dos índices de publicação científica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), assinalado recentemente por organismos como o Web of Science, professores da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), ligados ao curso de Licenciatura em Física, Célio Rodrigues Muniz e Leonardo Tavares de Oliveira, doutorando na UFPE, juntamente com a estudante Alana Carolina Lima dos Santos, egressa da FECLI e atualmente cursando o Mestrado acadêmico em física na UFC, publicaram no último, 06 de setembro, um artigo intitulado Casimir Effect Nearby and Through a Cosmological Wormhole (O Efeito Casimir Próximo e Através de um Buraco de Minhoca Cosmológico), na revista Europhysics Letters.

Este é o terceiro artigo internacional publicado pelo trio de pesquisadores, que voltaram a investigar os efeitos provocados pela energia contida nas flutuações quânticas do vácuo de um campo escalar situado entre duas placas paralelas que orbitam um Buraco de Minhoca (Wormhole) – uma estrutura geométrica do espaço-tempo com topologia não trivial que liga duas regiões remotas do universo, a qual é prevista pela Teoria da Relatividade Geral, formulada por Albert Einstein em 1915.

No trabalho, foi considerado um cenário cosmológico no qual o universo encontra-se em expansão. Outro aspecto abordado pelos autores foi imaginar também as duas placas fixadas de tal forma que o Buraco de Minhoca estivesse situado entre as mesmas, isto é, uma placa em um lado da “garganta” do objeto e a segunda placa no lado oposto, em uma espécie de “sanduíche de wormhole”. Com isso, analisaram características da energia nessa configuração, incluindo efeitos térmicos, energia que pode ser extremamente alta, dependendo dos parâmetros envolvidos, como o raio do Universo. A versão final (paga) do artigo encontra-se publicado no próprio site da revista, em https://iopscience.iop.org/article/10.1209/0295-5075/135/19002, e uma outra versão (gratuita) está disponibilizada em https://arxiv.org/pdf/2103.03368.pdf.