Pesquisadora da USP fez palestra de abertura do Doutorado em Educação da UECE

13 de março de 2013 - 14:15 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou na ultima segunda-feira (11/03), no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, a aula magna da 1ª Turma de Doutorado em Educação e da 10ª Turma do Mestrado, na qual foi ministrada palestra pela renomada pesquisadora Selma Garrido Pimenta, da Universidade de São Paulo (USP), abordando o tema “A história dos ENDIPEs (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) e sua contribuição para a formação de professores”. O Reitor Jackson Sampaio, presidiu a cerimônia de abertura do Doutorado.

Ao falar, o Reitor Jackson Sampaio enfatizou que educação é transversal e atravessa todas as experiências humanas, e ela, juntamente com saúde, representam as dimensões civilizatórias mais associadas à qualidade de vida para a longevidade, ao domínio das tecnologias sociais e à emancipação humana. Aqui na UECE, temos mais momentos de felicidade do que de tristeza, sou um apaixonado pela gestão pública, esse é um momento de grande satisfação para a nossa universidade, estar realizando a 1ª aula do curso de Doutorado em Educação, finalizou o Reitor.

Na ocasião da aula inaugural, o Colegiado do PPGE, indicou homenagem, com entregas de placas aos dez professores que colaboraram para a instalação do PPGE –  Manassés Fonteles, Jackson Sampaio, Selma Garrido Pimenta, Socorro Lucena, Marcília Chagas Barreto, João Batista Carvalho Nunes, Albio Moreira de Sales, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, Sophia Lerche Vieira e Susana Jimenez.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE está promovendo durante toda semana, de 11 a 15 de março, o Seminário de Introdução aos Cursos de Mestrado e Doutorado.

A gênese do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE remonta à criação do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação (CMAE), em 2002, “iniciativa estreitamente vinculada ao desafio da melhoria da educação, visto que sua área de concentração é a formação de professores”, informa a professora Isabel Sabino, coordenadora do PPGE.

Segundo a coordenadora do Doutorado, professora Isabel Sabino, o curso surgiu como resposta às crescentes demandas sobre o Centro de Educação da UECE para a oferta de qualificação e formação de recursos humanos especializados no âmbito da Educação Superior e da Educação Básica. “Em uma década o PPGE/UECE titulou 101 mestres, numa trajetória que registra 0% de evasão e um crescimento de mais de 200%”, afirma à coordenadora.

A solenidade contou ainda, com as presenças do Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, do Pró-Reitor de Políticas Estudantis, Antonio de Pádua Santiago de Freitas, da Pró-Reitora de Extensão, Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, da Pró-Reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto, da Chefe de Gabinete, Belisa Veloso Holanda, do Ex-Reitor, Manassés Claudino Fonteles, de Diretores de Centros e Faculdades, Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, alunos, servidores e demais convidados.