Pesquisadora da Universidade de Wageningen da Holanda visita Uece

16 de setembro de 2015 - 17:16 #

A diretora de Assuntos Internacionais da Universidade de Wageningen da Holanda, Ria Hulsman, visitou a Universidade Estadual do Ceará (Uece), na ultima segunda-feira, 14 de setembro. A visitante foi recebida pelo Reitor, Jackson Sampaio, acompanhado do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação Jerffeson Teixeira de Souza, do Diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), Célio Pires Garcia e pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Dárcio Ítalo Alves Teixeira. O encontro foi motivado pelo Secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG), Hugo Santana de Figueirêdo Júnior.

alt

O objetivo da visita foi identificar oportunidades de colaboração entre a Universidade de Wageningen, da Holanda, e a Uece, na área de saúde animal. Na ocasião, o Prof. Dárcio Teixeira apresentou o (PPGCV), programa de nível ¨6¨ qualificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bem como os docentes, suas linhas de pesquisas, seus laboratórios e os pesquisadores estrangeiros que já frequentam o PPGCV.

alt

Em seguida a Dra. Ria Hulsman fez uma apresentação da Universidade de Wageningen aos professores do PPGCV da Uece, informando a disponibilidade de receber alunos e professores para realização de pesquisas em colaboração.

alt

Estavam ainda presentes, na recepção de boas vindas à pesquisadora Ria Hulsman, os professores, Ricardo Toniolli, Vicente José de Figueiredo Freitas, Janaína Serra Azul Monteiro, Lúcia Daniel, Fátima Teixeira, e a bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD da Capes, Fernanda Cristina Macedo Rondon. A reunião aconteceu no Auditório da Unidade de Pesquisa, Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI), instalado no Campus Itaperi.

Na ocasião, também foi lembrado que, em 09 de setembro de 1933, o então Presidente da República Getúlio Vargas editou um decreto que normatizava a profissão e o curso de Medicina de Veterinária. Em decorrência deste fato, o dia 09 setembro foi reconhecido como o dia do Médico Veterinário.

A Uece contratula-se com os médicos veterinários do Ceará e em especial a todos que fazem o Bacharelado em Medicina Veterinária, curso com nota “5” no ENADE, e o PPGCV (mestrado e doutorado), programa com nota “6” na avaliação da Capes.

Salve 09 de setembro Dia do Médico Veterinário