Pesquisadora da Universidade da California faz palestra na UECE

30 de julho de 2010 - 14:39

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) através do Mestrado Acadêmico de Ciências da Computação (MACC) e o Núcleo de Projeto em Tecnologia da Informação (NPTEC) trazem ao Ceará, a professora Kátia Obraczarka, da Universidade da Califórnia – Santa Cruz, para proferir Palestra na próxima terça-feira, dia 03 de agosto, às 15 horas, que acontece no Prédio do MACC, no Campus do Itaperi da UECE.

 

A Pesquisadora Kátia é brasileira e atualmente é uma das maiores especialistas em redes de computação sem fio e está vindo ao Ceará, com o principal objetivo de montar uma parceria com o Laboratório de Redes de Computadores e Segurança (LARCES) e com o Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação (MACC) da UECE. Esta parceria deve envolver projetos conjuntos e o envio de alunos do MACC para doutorado na Universidade da California (UCSC).

 

Bio: Katia Obraczka recebeu os graus de licenciado e M.S. em elétrica e engenharia informática from the Federal University of Rio de Janeiro-Brasil e os graus M.S. e pH.d. em ciência da computação da University of Southern California (USC). Atualmente é professor de engenharia de computação da Universidade da Califórnia, Santa Cruz. Antes de ingressar na UCSC, ela ocupou uma posição de cientista de pesquisa no Instituto de Ciências da informação da USC e um compromisso de faculdade de investigação no departamento de ciência de computação da USC. Seus interesses de pesquisa incluem redes de computadores, mais especificamente, o projeto de protocolo de rede e a avaliação no wireline, bem como redes sem fio, sistemas distribuídos e sistemas de informações da Internet. Ela tem sido um PI e um catalogador em um número de projetos patrocinados por agências governamentais (NSF, DARPA, NASA), bem como a indústria.