Pesquisadora da UNICAMP encerra Semana Universitária da UECE

25 de novembro de 2010 - 19:07 #

Música, conferência, divulgação dos melhores trabalhos científicos e premiação do I Concurso de Cultura/PRAE encerram a XV Semana Universitária da UECE, na manhã desta sexta-feira ((26/11), no Auditório Central, no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará. A solenidade tem início às 9h, com a apresentação do Grupo de Sopros da UECE, sob a regência da professra Inez Martins, apresentando um repertório de músicas brasileiras estrangeiras. Em seguida, a professora Evelina Dagnino, faz a última conferência da Semana Universitária sobre o tema “Ciência para a Humanidade: a construção da cidadania”. O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, que coordena os trabalhos, informa que o evento é aberto ao público e que toda a comunidade acadêmica cearense é convidada para essa grande festa do conhecimento científico.

A pesquisadora Evelina Dagnino, é professora titular da UNICAMP. É graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem mestrado em Ciência Política pela Universidade de Minas Gerais e pela Stanford University e Doutorado em Ciência Política – Stanford University. Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cidadania, sociedade civil, democracia e democratização.

A XV Semana Universitária, que tem como tema “Ciência para Humanidade”, encerra-se ao meio dia, com a divulgação dos autores dos melhores trabalhos científicos. Foram quase 3.000 trabalhos apresentados, entre oral e pôster. Estima Jackson Sampaio, que até esta sexta-feira (26/11), devem comparecer ao Campus do Itaperi, para participar do evento, cerca de 6.000 pessoas, tanto da comunidade acadêmica da UECE, bem como, representantes de quase 50 Instituições, locais e de outros Estados como da USP, da Universidade de Brasília (UNB) e de outras. Depois da UECE, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) inscreveu o maior número de trabalhos científicos.

O evento faz parte também das comemorações dos 35 aos de criação da UECE. A edição foi coordenada pelo Vice-Reitor da UECE, professor Antônio de Oliveira Gomes Neto, e do importante trabalho do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jackson Sampaio, autor da Semana Universitária. A Semana Universitária conta com ações como, conferências, palestras, mesas redondas, painéis, mostras, exposições, encontros, apresentações musicais, cursos de confecção de instrumentos musicais, oficinas musicais, sessão de premiação, lançamento coletivo de 38 livros editados pela Editora da UECE EdUECE, além de várias outras atividades.

Contato: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, 3101-9649