Pesquisadora da UFMG debate na Uece a importância da cidade como espaço educativo

26 de abril de 2012 - 18:30 #

Para debater a cidade como espaço educativo e refletir sobre como e o que se entende por cidade, o Laboratório de Estudos Urbanos e Geografia Cultural (LEURC) do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PROPGEO) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) convidou a Profª Dr.ª Maria de Fátima Almeida Martins, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para uma conferência, na próxima segunda-feira (30/04), a partir das 8h, no auditório do PROPGEO, no Campus do Itaperi. “A Cidade como Espaço Educativo” é o tema da palestra da professora Fátima Almeida, que irá suscitar uma perspectiva analítica de autores como Lefebvre, Seabra e Carlos. Na ocasião, a conferencista participará de uma banca de qualificação do mestrando Felipe Silveira de Moraes Pereira, integrante do LEURC.

Segundo uma das coordenadoras do evento, a Doutoranda em Geografia e pesquisadoras do LEURC/UECE, Glauciana Alves Teles, a palestra é aberta as comunidades de outras Universidades e Faculdades, como UNIFOR, UFC, FIC, Faculdade Christus, entre outras. Não é necessário fazer inscrição. É só chegar e participar da palestra e dos debates. Ao comentar a palestra, Glauciana explica que o intuito é que os administradores pensem na cidade como lugar da vida e das coisas que se modificam e acompanha o movimento da história dos homens, a cidade constituída como lugar do encontro.

Este evento faz parte das atividades do grupo de pesquisa Metropolização, Mobilidade e Redes do Laboratório de Estudos Urbanos e Geografia Cultural, que é coordenado pela Profª Drª Zenilde Baima Amora. O grupo, desde 1999, direciona as investigações para a Urbanização Cearense e Brasileira envolvendo os estudos de Metropolização, Mobilidade, Cidades Médias, Indústria, Serviços e Redes numa perspectiva geográfica e fazendo relações com outras áreas da ciência. Os resultados dessas pesquisas são constatados através de monografias de graduação, dissertações de mestrado, livro organizado, capítulo de livros nacionais e artigos publicado em revistas nacionais e internacionais.

Fonte / informações: no LEURC, 3101 9964 – www.uece.br/leurc
Professora Glauciana Alves Teles (85) 8647 0357 / 9606 6746

Serviços:

Palestra: “A Cidade como Espaço Educativo”

Conferencista: Profª Drª Maria de Fátima Almeida Martins

Local: Auditório do PROPGEO