Pesquisadora da UFBA encerra XVI Semana Universitária da UECE

28 de novembro de 2011 - 19:04 #

Música, conferência e premiação dos melhores trabalhos científicos e da segunda edição do Concurso de Cultura/PRAE encerraram, na última sexta-feira ((25/11) a XVI Semana Universitária da UECE, que teve como tema “(Inter) nacionalização da Ciência e da Educação”. A solenidade aconteceu no Auditório Central, no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará e teve início às 9h, com a apresentação da Orquestra de Sopros da UECE, sob a regência da professora Inez Martins, com um repertório que agradou a plateia. Em seguida, a professora doutora Celi Nelza Zulke Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez a conferência de encerramento da Semana Universitária sobre o tema “Internacionalização da ciência e da educação: lastro para formação humana emancipatória e soberania nacional”.

Professora e cientista Celi Nelza possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha. Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia e diretora da Faculdade de Educação da UFBA. Tem dado importante contribuição ao conhecimento, participando diretamente em onze livros e em dezenas de artigos e textos publicados.

Ao encerrar a solenidade, o Reitor da Uece, Assis Araripe, parabenizou a professora Celi Nelza Zulke Taffarel pela excelente conferência, e felicitou a todos, por aquele espetáculo de cultura, ressaltando que foi graças ao apoio de professores, alunos, servidores que se tornou possível realizar o maior evento científico da instituição. Ainda com referência à  conferência da professora Celi Taffarel, disse que havia encontrado respostas para muitos momentos vividos durante suas atividades de dirigente da Uece ao longo desses quase quatro anos. Destacou também as ações em prol do fortalecimento da Uece, dentre as quais a luta pela interiorização do ensino superior.

Durante a XVI Semana Universitária passaram pelo Campus do Itaperi cerca de 8 mil participantes, tanto da comunidade acadêmica da Uece,  bem como de instituições do Ceará e de outros Estados para debater o tema do evento. Só do interior do Estado vieram dez delegações, com aproximadamente 500 pessoas entre estudantes e professores, dos seis campi da Uece e de outras instituições. A XVI Semana Universitária bateu o recorde de participantes e o de trabalhos científicos inscritos, que alcançou a significativa marca de 3.500, fruto do interesse da comunidade acadêmica com o ensino, a pesquisa e extensão.

Professores, estudantes, servidores e visitantes lotaram o Auditório Central do Campus do Itaperi para a solenidade de encerramento da XVI Semana Universitária. Presentes o Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, os Pró-Reitores de Planejamento e Chefe de Gabinete, Vladimir Spinelli, de Extensão, Celina Ellery, de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, de Políticas Estudantis, João Carlos Holanda Cardoso, de Graduação, professora Mônica Farias – representando a professora Lineuda Murta, além de diretores de Centros, de Faculdades, coordenadores e vice-coordenadores, convidados, dentre outros. A próxima Semana Universitária já tem sua data definida: 20 a 24 de novembro de 2012.