Pesquisadora da UECE traça perfil de deficientes visuais adultos e busca voluntários

9 de outubro de 2014 - 11:22

O Laboratório de Avaliação Nutricional (Lanut) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) está desenvolvendo uma pesquisa com o objetivo de caracterizar o perfil socioeconômico, de saúde e nutrição de deficientes visuais adultos, e testar associações entre estado nutricional, fatores de riscos à saúde, imagem corporal e comportamento alimentar. Deficiente visual que deseje participar como voluntário ou instituição que trabalhe com esse público pode entrar em contato com a equipe do Laboratório, coordenado pela professora Nadia Soares.

“Atualmente, estamos no processo de validação de um novo instrumento de avaliação da imagem corporal dos deficientes visuais; a Escala de Silhuetas Tridimensionais desenvolvida por nossa parceira, pesquisadora do Rio de Janeiro, Fabiane Morgado. Tratam-se de ‘boneco(a) s’ de gesso com diferentes representações do Índice de Massa Corporal (IMC). Até a segunda semana de novembro estaremos neste importante processo e contamos com a participação e colaboração dos deficientes visuais e das instituições que os assistem. Ressaltamos, porém, que continuaremos a coleta dos demais dados nos meses subsequentes”, diz.

A pesquisa já conta com o apoio de instituições como Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC), Associação dos Cegos do Ceará (ACEC), Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE) e colaboração da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará.

O trabalho vai permitir aos pesquisadores a obtenção de “dados importantes e um olhar diferenciado para a saúde de deficientes visuais.” Para a equipe, além de ser um trabalho científico, a pesquisa tem um aspecto social relevante por colaborar para a inclusão das pessoas com deficiência visual nos serviços que são ofertados a quem enxerga.

Contatos e mais informações: Thaís Lima – 85 8604 9655; Brenna Rebouças – 85 8543 4793 e Patrícia Moura – 85 8893.3225.