Pesquisadora da UECE integra, pela segunda vez, expedição ao Rio São Francisco

8 de dezembro de 2020 - 08:44 # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) está participando pela segunda vez da Expedição ao Rio São Francisco, que neste ano, em sua terceira edição, conta com pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Institutos Federais do Ceará (IFCE) e de Alagoas (Ifal).

Neste ano os pesquisadores contam com um desafio a mais: coletar amostras e fazer ciência em tempos de Covid-19. As visitas aos barcos pesquisadores estão proibidas, a aferição da temperatura de todos os pesquisadores e o uso de máscaras faciais durante todo o tempo são algumas das medidas sanitárias adotadas por todos que fazem parte da expedição.

A expedição conta com duas grandes embarcações e passará pelos municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, Porto Real do Colégio, Propriá, Chinaré (Igreja Nova), Penedo, Piaçabuçu, Foz e Brejo Grande (SE), e tem como objetivo realizar diagnóstico das condições socioambientais do rio e comunidades ribeirinhas, além de estudos socioeconômicos e visita aos ribeirinhos com medicina da família e odontologia para avaliar o que mudou entre cada uma das expedições.

Como no ano passado, a doutoranda Ana Lúcia Eufrázio Romão, discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UECE, está conduzindo um estudo de acompanhamento de parâmetros físico-químicos da água, colaborando com a equipe na determinação de metais pesados e outros elementos presentes na água do rio, bem como avaliando os parâmetros físico-químicos da água.

Esta pesquisa permite traçar um perfil da composição do rio objetivando a preservação do “velho chico”, que será muito importante ao longo dos anos com a transposição da água para vários estados do Nordeste brasileiro. Os dados coletados na expedição deste ano também serão comparados com os dados coletados nas duas primeiras edições. De acordo com Ana Lúcia Eufrázio “São aproximadamente 30 áreas de pesquisa em prol da saúde do São Francisco avaliando os impactos ambientais sobre os mais diversos aspectos, inclusive, econômicos e a saúde das comunidades.”

Ainda de acordo com a pesquisadora, “as duas expedições anteriores e a que está em andamento, são importantes instrumentos de construção de conhecimento técnico científico sobre as condições ambientais do rio e socioeconômica das comunidades ribeirinhas, bem como, figuram como norteadores de políticas públicas para o Baixo São Francisco bem. A III Expedição no Rio São Francisco é o maior evento científico realizado sobre as águas do Rio.”

Segundo o professor Carlucio Roberto Alves, orientador da Ana Romão, “essa participação da Universidade é resultado de parcerias entre o Núcleo de Estudos Ambientais da UECE com pesquisadores de Instituições nacionais e internacionais, órgãos de fomento como a FUNCAP, CNPq, CAPES e FINEP e de governos, da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.”

A expedição teve início no dia 30 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro.

Sobre o Programa em Ciências Naturais

O Programa em Ciências Naturais, que é resultado de uma parceria associativa entre a UECE e a Embrapa Agroindústria Tropical, conta com um quadro de professores-orientadores com Doutorados e Pós-Doutorados que fazem parte de diversas instituições (UECE, EMBRAPA, UFC, UVA, UFPAMPA).

Os alunos de mestrado e doutorado, por meio de seus projetos de dissertação/tese, produzem conhecimento científico e tecnológico que levam à inovação, com publicações científicas de livros e em revistas internacionais de alto impacto, além de depósitos de patentes. Atuam em pesquisas sobre monitoramento e aproveitamento de recursos naturais, como esta que a Ana Romão está realizando.