Pesquisadora da Uece é a 1ª do Ceará eleita membro do Comitê Científico da RNC

24 de agosto de 2017 - 13:15

A pesquisadora e professora do curso de Física do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Mona Lisa Moura de Oliveira, foi eleita para ser membro do Comitê Científico da Rede Nacional de Combustão (RNC), organização apoiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo da RNC é ser a referência no país para os setores produtivo e social e, desta forma, contribuir decisivamente para a superação de problemas científicos, tecnológicos, industriais, sociais e estratégicos no campo da Combustão e em setores correlatos. Para isso a RNC congrega pesquisadores, técnicos e alunos de vinte Instituições Combustão, atuando de forma cooperativa, colaborativa e em sinergia, em torno de pesquisas básicas e aplicadas em combustão e da inserção de tecnologias associadas em empresas.

A votação aconteceu durante a VI Escola de Combustão, realizada no período de 7 a 11 de agosto, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). A docente e sua equipe foram os únicos representantes do Ceará a participarem do evento.

As temáticas prioritárias da RNC são: propulsão aeroespacial; motores Geração e aproveitamento de energia e calor; gás natural; combustíveis renováveis; e diminuição do impacto ambiental. A contribuição científica de Mona Lisa de Oliveira é feita nas áreas de engenharia térmica e controle de emissões com diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.