Pesquisador francês realiza visita técnica ao PPGCV/FAVET

13 de julho de 2016 - 12:41

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Faculdade de Veterinária da UECE (FAVET), recebe, no período de 10 a 17 de julho, o renomado pesquisador na área de Parasitologia Veterinária, Dr. Jacques Cabaret, do Institut National de la Recherche Agronomic (INRA) França.

O pesquisador integra um projeto internacional financiado pela Cooperação Internacional da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e coordenado pela professora do PPGCV, Claudia Bevilaqua. O projeto trata sobre o conhecimento popular e uso de plantas medicinais por populações tradicionais do Estado do Ceará, tais como indígenas, quilombolas e assentamentos rurais, com o objetivo de realizar análise sociológica da relação dessas comunidades com o espaço em que habitam.

O intercâmbio de pesquisadores visa a coleta de dados para duas teses de doutorandos do PPGCV, Wesley Ribeiro e Weibson André, que realizaram parte de seus estudos de doutorado na instituição francesa.

Nesta etapa do projeto, os pesquisadores visitam comunidades quilombolas no município de Aracati e Tururu, no Ceará. Ao final, a pesquisa irá gerar dois artigos técnicos de Veterinária e Sociologia que serão submetidos a periódicos internacionais das respectivas áreas do conhecimento.