Pesquisador da USP ministrou palestra sobre capitalismo no PPGS/Uece

30 de abril de 2019 - 13:56

Na manhã, da ultima segunda-feira, 29 de abril, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu o professor Leopoldo Garcia Pinto Waizbort, titular de sociologia da Universidade de São Paulo (USP), para ministrar a palestra intitulada “Simmel, Sombart e Weber investigam o capitalismo”.

O evento ocorreu no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e contou com a presença de alunos de graduação e pós-graduação, de professores de diferentes cursos e instituições de ensino superior, tais como UFC, Unifor, Unilab, Urca, Uva, dentre outras.

O palestrante foi apresentado pela professora Mônica Dias Martins, atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE (PPGS-UECE), e mediada pelo professor Geovani Jacó de Freitas.

A apresentação da exposição do pesquisador Leopoldo Waizbort consistiu na demonstração da presença e influência da primeira e segunda geração da Escola Historicista Alemã de Economia e da Escola Austríaca, respectivamente, assim como da crítica da economia política desenvolvida por Karl Marx, sobre os estudos de Georg Simmel, Werner Sombart e Max Weber acerca da economia monetária, no caso do primeiro, e do capitalismo moderno, nos dois últimos.

Os três autores conferiram, para além de análises originais, uma síntese e uma sistematização dos trabalhos históricos e programas metodológicos provenientes daquelas Escolas, com vistas à apreensão “do gigantesco complexo de problemas que Marx denominou época capitalista”, nas palavras do sociólogo alemão Alexander Rüstow, citado por Waizbort na ocasião.

“A importância acadêmica desse evento consistiu na promoção de um maior trato e conhecimento dos clássicos e da tradição sociológica, muitas das vezes ignorada no atual contexto de especialização da formação e do ensino”, destacam os organizadores do evento, professora Kadma Marques Rodrigues e o aluno Vinícius Madureira Maia, ambos vinculados ao PPGS-Uece.

O convite feito ao professor Leopoldo Waizbort, por parte do PPGS-Uece, decorre de uma interlocução técnico-científica permanente com instituições de ensino e pesquisa de outras regiões do país e do exterior, proporcionando, assim, um saudável intercâmbio que tem por pretensão a formação e a prática da reflexão crítica com instrumental teórico-metodológico das ciências sociais.