Pesquisador da Universidade Federal do Pará ministra Palestras na UECE

13 de dezembro de 2017 - 17:04 #

Nesta quinta-feira, dia 14 dezembro, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Dioniso Sousa Sampaio, ministra Palestra na Universidade Estadual do Ceará (UECE), sobre o tema ANEGEPE – Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

O encontro acontece no Auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), campus Itaperi, às 18h30, desta quinta-feira, 14 de dezembro. O principal objetivo da conferência é apresentar a ANEGEPE; estimular a pesquisa na área do empreendedorismo; e fomentar ações em empreendedorismo e inovação.  O Auditório do CESA disponibiliza de 112 lugares.

O evento é promovido pela coordenação do curso de Administração e pela ADM Soluções – Empresa Júnior da UECE.

A convite da Harpia, Empresa Junior do Curso de Ciências Biológicas, do Centro de Ciências da Saúde-CCS, o pesquisador já ministrou palestra no Auditório Central do Itaperi, no dia 11/12, às 9h.  Seu tema focou a apresentação do Instituto de Estudos Costeiros-IECOS da UFPA, campus de Bragança, que desenvolve projetos de pesquisa, por meio de 25 laboratórios, em gerenciamento costeiro, destacando-se o gerenciamento sustentável dos manguezais, grande riqueza do nordeste paraense, a aquicultura, a genética de organismos aquáticos e os plânctons. O IECOS surge a partir de um grande programa de parceria internacional com a Alemanha, denominado de projeto MADAM.

O Palestrante

Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2000; Mestrado em Biologia Ambiental em 2004; Master in Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) em 2006; Especialização em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica (AGINTEC) pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) em 2007 e Doutorado em Biologia Ambiental em 2017 pela Universidade Federal do Pará (UFPA/Bragança). Têm experiência no ensino superior desde maio/2008. Linhas de pesquisa e extensão: Associativismo e Cooperativismo; Educação Empreendedora/Gestão de Pequenos Negócios/Negócios de Impacto; Indicadores de Sustentabilidade em empreendimentos; Inovação/Transferência de Tecnologia e Extensão Universitária. No período de 2004/2008 atuou como analista e gestor de Projetos de Aqüicultura e Pesca (SEBRAE/PA) e de 2012/2014 ocupou o cargo de Inspetor Chefe (Cargo Honorífico) da Inspetoria do CREA/PA na cidade de Bragança e região. Membro da Diretoria da ANEGEPE (Gestão de 2016 a 2018) e desde novembro de 2017 é professor do Programa Academia do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará do Campus de Bragança no Instituto de Estudos Costeiros (IECOS).