Pesquisador da Uece recebe prêmio durante o 2º Congresso de PMB em Amsterdã

14 de novembro de 2019 - 16:25

O professor Luís Flavio Mendes Saraiva, da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi homenageado durante o 2º Congresso Plant Molecular Biology (PMB), que ocorreu no período de 23 a 25 de outubro, no Hotel Hyatt Place, em Amsterdã-Holanda. Esse Congresso é um dos eventos mais importantes do mundo, reunindo pesquisadores de diversas nações.

Ao final da conferência o membro do Comitê Europeu de Pesquisa, Dr. Klaus Aman e o Comitê Científico escolheram o trabalho do professor da Uece, como o mais importante do evento. A premiação trouxe a atenção para os demais trabalhos desenvolvidos pelo docente da Universidade Estadual do Ceará, sendo convidado a fazer um pós-doutorado em Cardiff, Inglaterra e outro também nos Estados Unidos.

Alguns pesquisadores presentes no evento esboçaram o desejo de desenvolver um trabalho conjunto na Uece com o pesquisador cearense. O professor Luis Flávio é docente do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O pesquisador foi homenageado pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Deputado José Sarto Nogueira e pelo Deputado Noelio da Rocha Oliveira, no gabinete do presidente da Assembléia, no último dia 6 de novembro. Os mesmos também demonstraram a importância de ser estruturado um laboratório nessa área de pesquisa.

O pesquisador

Realizou os estudos de Doutorado ligados à bioenergética de plantas, estudando os sistemas dissipadores de energia no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará UFC. Faz parte de grupos de pesquisa na Universidade Estadual do Ceará e UFC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biotecnologia, Bioquímica e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo de lipídeos, plantas medicinais, biomembranas, metabolismo dos ácidos nucléicos e bioenergética.