Pesquisador da Uece desenvolve protótipo de ventilador mecânico de baixo custo

25 de junho de 2020 - 10:28 # # # # #

Com o grave problema de saúde pública causado pelo novo coronavírus, vivenciado hoje por todo o mundo, tornou-se evidente a necessidade de mais ventiladores mecânicos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Pensando nisso, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), com apoio do CriarCE, projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO), acaba de desenvolver o protótipo do primeiro ventilador mecânico totalmente cearense e de baixo custo, se comparado aos equipamentos existentes no mercado.

Sob a liderança do coordenador do Laboratório de Biofísica da Respiração (LBR/Uece), professor Sales Ávila, a iniciativa surgiu diante do problema causado pela pandemia e da experiência do docente relacionada a pesquisas científicas sobre mecânica pulmonar. “Pela necessidade mundial de novos desenvolvimentos nessa área, enxergamos uma oportunidade de aplicar nossos conhecimentos técnico-científicos e trazer para o portfólio da Uece um grande salto de inovação”, destaca o pesquisador.

O trabalho tem como objetivo colocar à disposição do Brasil um equipamento de preço competitivo e de rápida produção. “O grande diferencial do nosso desenvolvimento é o uso de componentes extremamente robustos, de fácil aquisição e com estoques gigantes em todo o mundo, e de custos bem inferiores aos componentes usados nos ventiladores convencionais. Tudo isso foi conseguido com uso de componentes da indústria automobilística”, explica professor Sales.

O protótipo passará por processo de registro de patente e terá co-titularidade da Uece para, em seguida, passar por validações e ser então registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assista ao vídeo: