Pesquisador da Mackenzie encerra Semana Universitária da UECE

13 de novembro de 2009 - 15:25 #

Foi uma semana em que o conhecimento científico ganhou uma aliada: a XIV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará (UECE). E para encerrar o evento, nesta sexta-feira (13), música, conferência e a entrega de prêmios aos autores dos melhores trabalhos científicos. Presidida pelo Reitor da UECE, Assis Araripe, a solenidade de encerramento foi aberta às 9h, em grande estilo, com o Grupo de Sopros do curso de Música da UECE, sob a regência da profa. Inez Martins, apresentando um repertório de músicas clássicas e popular brasileira. Em seguida, o historiador Carlos Guilherme Mota, com doutorado em História, da Universidade Mackenzie, fez a última conferência da Semana Universitária, sobre o tema “Problemas da História Contemporânea”. Deu um passeio pela História, citando vários autores brasileiros como Mário de Andrade, Florestan Fernandes, José Honório Rodrigues, Raymundo Faoro (cientista político e historiador) e fechou a palestra fazendo alusão ao político e revolucionário francês Robespierre.

A XIV Semana Universitária, que teve como tema “Universidade, Estado e Sociedade” foi encerrada, ao meio dia desta sexta-feira, com a entrega de prêmios aos autores dos melhores trabalhos científicos. Foram 2.616 ações, divididas entre 2.505 trabalhos científicos inscritos (oral/pôster) e outras 111 atividades. O evento reuniu, durante uma semana, no Campus do Itaperi, a comunidade acadêmica da UECE e representantes de 43 Instituições, locais e de outros Estados como a USP, Universidade de Brasília (UNB) e outras, com 613 trabalhos inscritos. Depois da UECE, a Universidade de Fortaleza (UNIFOR) inscreveu o maior número de trabalhos científicos, 185, superando até a Universidade Federal do Ceará (UFC), que participa do evento com 115 trabalhos.

O Reitor Assis Araripe, em seu discurso, falou da próxima edição da Semana Universitária, que acontecerá de 22 a 26 de novembro de 2010, a décima quinta, quando a UECE estará completando 35 anos de existência. A partir do próximo ano, será necessário profissionalizar a gestão da Semana Universitária da UECE, é este o nosso compromisso, reafirmou o Reitor Assis Araripe. A edição deste ano quem coordenou os trabalhos foi o Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, que contou com o trabalho do criador do evento, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Jackson Sampaio.

A XIV Semana Universitária, além dos 2.506 trabalhos científicos, contou com as seguintes ações: seis conferências palestras, oito mesas redondas/painéis, dez mostras/exposições, quinze apresentações/oficinas musicais, 70 mini-cursos, sessão de premiação e lançamentos de livros e mais 11 atividades: Semana da Música, Semana do Livro e da Biblioteca, Semana Franco-Brasileira de Educação Superior, Encontro de Monitoria, Encontro de Grupos PET, Encontro de Iniciação a Docência, Encontro de Iniciação Artística, Encontro de Extensão, Encontro de Comitês de Ética, Encontro de Iniciação Científica e Encontro de Pesquisadores.

A solenidade contou com a presença da Coordenadora de Educação Superior da SECITECE, Profa. Socorro Osterne, que representou o Secretário René Barreira, dos Pró-Reitores de Planejamento, Vladimi Spinelli, de Extensão, Celina Ellery, de Graduação, Lineuda Murta, de Administração, Luís Carlos Dodt, diretores de Centros e Faculdades, professores, pesquisadores, estudantes e servidores.

Um dos eventos mais concorridos da XIV Semana Universitária da UECE foi a Semana Franco-Brasileira, realizada de 10 a 13, no Campus do Itaperi, que transformou o Campus do Itaperi num pedacinho da França. Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a Semana Franco-Brasileira constou de palestras, mostra de filmes contemporâneos sobre a França, entre outros eventos.  Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, a iniciativa teve como objetivo “estimular o intercâmbio entre as instituições de ensino superior do Ceará e da França, bem como a mobilidade professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, divulgando os resultados de cooperação já efetivados”. Ela possibilitará à comunidade universitária e ao público em geral, uma visibilidade dos resultados da integração do Ceará com a França, com o resgate da produção e dos resultados obtidos em intercâmbios e estudos acadêmicos, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades de aproximação entre os dois países.

Contato: Vice-Reitor da UECE, Prof. Gomes Neto, Fone: 3101-9615