Pesquisa do ProPGeo é a única do Ceará agraciada no Prêmio Capes de Tese 2018

19 de dezembro de 2018 - 16:48

“Morfoestrutura e Morfopedologia do Maciço do Quincuncá e entorno, Ceará, Brasil”. Esse é o título da tese do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo/Uece) que recebeu menção honrosa na 13ª edição do Prêmio Capes de Tese. A pesquisa, defendida em 2017, é de autoria de Abner Monteiro Nunes Cordeiro, sob a orientação do professor Frederico de Holanda Bastos (Uece) e coorientação de Rubson Pinheiro Maia (UFC).

Foto: Capes

O trabalho apresenta uma detalhada caracterização das relações existentes entre relevo, geologia e solos na área de estudo, como explica o autor. “A pesquisa, com conteúdo específico relacionado a Serra do Quincuncá e seu entorno imediato, teve como objetivo principal apresentar uma caracterização detalhada da relação existente entre o substrato rochoso, as formas de relevo e os solos, contribuindo, assim, para a interpretação da evolução geomorfológica, dos últimos 65 milhões de anos, da porção meridional do Estado do Ceará”, esclareceu Abner.

Prof. Dr. Frederico de Holanda Bastos, Abílio Baeta Neves (presidente da Capes) e egresso do ProPGeo, prof. Dr. Abner Monteiro Nunes Cordeiro. Foto: Capes

De acordo com orientador, professor Frederico Bastos, “na edição de 2018, a única tese defendida no estado do Ceará, em qualquer área do conhecimento, que recebeu menção honrosa, foi a elaborada por Abner”. O docente destacou ainda a importância da honraria. “Ressalta-se a excelência da Uece em âmbito estadual, regional e nacional, além de destacar o importante papel do Programa de Pós-Graduação em Geografia na formação de pessoal e na contribuição científica na área de Geografia”, disse Frederico.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 13 de dezembro, em Brasília, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright, a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e as Fundações Carlos Chagas e Conrado Wessel.

A tese “Morfoestrutura e Morfopedologia do Maciço do Quincuncá e entorno, Ceará, Brasil” pode ser acessada na íntegra no site do ProPGeo/Uece.