Pesquisa de coautoria da Uece sobre produção de embriões em búfalos compõe livro internacional

20 de maio de 2022 - 16:25 # #

 


A renomada editora alemã Springer lançou neste mês o livro Biotechnological Applications in Buffalo Research, o qual tem no capítulo Advances in Embryo Production in Buffaloes: In Vivo Versus In Vitro Procedures a coautoria dos professores do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV/FAVET): William Gomes Vale (prof. convidado), Vicente Freitas (prof. associado), além do doutorando do PPGCV, Satish Kumar.

Além dos professores da Uece, participam do capítulo os professores Otávio Ohashi (in memorian), Sebastião Rolim Filho e Haroldo Ribeiro (UFRA).

A obra tem por objetivos destacar os desenvolvimentos recentes nas práticas de criação de búfalos, apresentar tecnologias tradicionais e avançadas de reprodução e revisar estudos do genoma para melhoria da produtividade na espécie.

O capítulo que trata sobre a pesquisa de coautoria da Uece leva em consideração que a popularidade do búfalo está aumentando dia a dia devido à sua melhor qualidade de leite, carne e estrutura corporal poderosa. Essas características fazem desta espécie um animal economicamente importante. A difusão máxima de matrizes e touros geneticamente superiores pode ser possível usando biotécnicas reprodutivas. Dada a baixa taxa de obtenção de embriões por MOET (ovulação múltipla e transferência de embriões), a combinação da coleta de óvulos (OPU) com a produção in vitro de embriões (IVEP) em búfalas é a melhor alternativa para o melhoramento genético do rebanho e para aumentar índices produtivos. A OPU-IVEP em búfalos atingiu o estágio comercial através de esforços científicos contínuos, mas o custo de produção ainda é alto. O capítulo, então, discute os avanços na produção de embriões bubalinos in vivo e in vitro.

Para os interessados, o livro está disponível para venda por USD 149 no seguinte link: https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-16-7531-7