Patativa do Assaré é mais uma vez homenageado na UECE

31 de março de 2015 - 19:37 #

Com a inauguração do Espaço Cultural Patativa do Assaré

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por intermédio de sua Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae), inaugurou no dia 23 de março, o Espaço Cultural Patativa do Assaré, que é coordenado pela Prae, localizado no campus do Itaperi. O evento faz parte das comemorações do Jubileu de Rubi da Uece. Os 40 anos de existência da universidade.

O descerramento da placa foi feito pelo reitor, Jackson Sampaio, ao lado do vice-reitor, Hidelbrando Soares; do ex-reitor, Assis Araripe; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Geovani Jacó de Freitas; do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli; do empresário Fernando Cardoso Linhares (que doou 20 hectares para a construção do campus da Faculdade de Educação de Crateús – Faec); do ex-prefeito de Crateús e atual presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Carlos Felipe Cardoso Linhares.

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio, destacou que a Uece tem uma vida intelectual muito intensa, por isso criamos a Câmara de Arte e Cultura. A universidade reconhece que pode e vai formar mestre da cultura daqui pra frente, produzindo arte e conhecimento, afirmou o titular da Uece.

Os participantes foram saudados com show musical dos alunos que formam o grupo regional do curso de música da UECE, e pelo compositor Oliveira do Ceará.

Os eventos comemorativos alusivos aos 40 anos da UECE tiveram inicio no dia 5 de março, com uma Alvorada Musical, na Praça Antônio Martins Filho, na rotatória na entrada do Campus do Itaperi para a comunidade ueceana que chega cedo para estudar, trabalhar e também, moradores do entorno que usam os 104 hectares do campus para praticar atividades físicas.

No turno da tarde, a UECE concedeu os títulos de “Doutor Honoris Causa” ao compositor catarinense, crítico musical e criador da Bienal de Música Contemporânea Edino Krieger, e a professora Rosa Ester Rossini, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). O reitor Jackson Sampaio, entregou ainda, ao artista plástico catalão Pablo Diego Manyé Solari, o título de “Notório Saber”.

O dia 5 de março marcou também, o aniversário de Patativa, nascido em Assaré, em 1909, a quem a UECE outorgou o título de Doutor Honoris Causa, em 1998. As comemorações dos 40 anos de criação da universidade vão até o dia 04 de março 2016.

Estavam ainda presentes na solenidade de inauguração do Espaço Cultural Patativa do Assaré, o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, a chefe de gabinete, Josete Castelo Branco Sales, a diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio, o coordenador geral da UAB/UECE, Fábio Castelo Branco, os professores Francisco Agileu Gadelha (que atuou como mestre de cerimônia), Edna Carlos, Heloísa Vidal, Sofia Barreira e Luiz Luz Lima.