Parlamentares e empresário receberão da UECE Medalha de Mérito

7 de março de 2014 - 12:03

Sete parlamentares e um empresário cearenses serão agraciados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho, em solenidade que será realizada às 16h de segunda-feira, dia 10 de março, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi.

O senador Inácio Arruda, os deputados estaduais José Teodoro Soares e Raquel Marques, e os deputados federais Artur Bruno, Ariosto Holanda, Chico Lopes e Antônio Balhmann receberão a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho na categoria Educacional, por dedicarem emendas parlamentares, individuais, de grupo ou de bancada, ao aperfeiçoamento da infraestrutura operacional da UECE.

Ao empresário Fernando Cardoso Linhares será conferida a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho na categoria Institucional, por ter doado 20 hectares de terreno para a UECE construir o campus da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC).

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, explica o motivo da concessão da Medalha de Mérito aos oito paladinos da esfera política e da sociedade civil: “O crescimento da Universidade tem sido inequívoco. Nos últimos 20 anos, passou de 28 cursos de graduação e nove mil alunos, para 77 cursos de graduação, 35 cursos de pós-graduação stricto sensu e 20 mil alunos, distribuídos por 11 campi. Porém, a infraestrutura não cresceu na mesma dimensão, nem os recursos disponibilizados no orçamento. A crise existente entre as condições de produção e a produção efetivamente realizada não é maior porque a UECE tem tido paladinos que, da sociedade civil e dos Parlamentos, observam o significado político, acadêmico, econômico, artístico e cultural da UECE, e apoiam, de modo decisivo, seu desenvolvimento”.

Honraria criada em 2003 e aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU), da UECE, em 2003, a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho contempla cinco categorias: Científica, Cultural, Administrativa, Institucional e Educacional. Já foram agraciados o empresário Deusmar Queiroz, do Grupo Pague Menos, e o ex-prefeito de Fortaleza Juracy Magalhães, em 2003, ambos na categoria Institucional.