Parceria FAVET/Prefeitura vai controlar reprodução de gatos moradores de praças

1 de agosto de 2013 - 17:52 #

Para um controle efetivo da reprodução de gatos moradores de rua de Fortaleza, a Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Prefeitura de Fortaleza já começaram a discutir uma parceria, que deverá ser firmada até o final de 2013. Para o diretor da FAVET, professor Célio Garcia, no trabalho de esterilização dos animais, estarão envolvidos vários órgãos, como Centro de Controle de Zoonoses de Fortaleza (CCZ) da Secretaria Executiva da Regional IV, e o Movimento SOS Gatos de Fortaleza e outras Organizações Não Governamentais (ONGs) que quiserem apoiar.

Segundo estimativas da Prefeitura de Fortaleza, existem, aproximadamente, 120 mil gatos abandonados, morando nos campi das universidade da capital cearense, em praças públicas, entre outros logradouros. O número de cães abandonados é muito maior, informa a mesma fonte. Vários aspectos desse abandono de animais serão analisados, para constatar se é falta de políticas públicas ou tipos diversos de beneficiamento. Outro aspecto é se esse abandono de animais pode caracterizar como presença de problemas relacionados a saúde pública.

A FAVET, de acordo com o seu projeto de controle da reprodução de gatos, realizou, na primeira quinzena de julho, um mutirão de esterilização, beneficiando mais de 50 animais. Segundo o vice-diretor da FAVET e diretor da Unidade Hospitalar Veterinária (UHV – antiga Clínica dos Pequenos) da UECE, professor Odanir Cruz Moreira, para esse mutirão contou com o importante trabalho da ONG GABA, representada por Ana Kelly. Para Odanir, o desempenho de Kelly, que fez muito pelos bichanos, mereceu destaque. Lembrou também dos entendimentos para a próxima campanha, que por enquanto, envolvem FAVET, Prefeitura Municipal de Fortaleza, CCZ e a Organização não Governamental SOS, que além de envolver castração, vai propiciar vacinação antirrábica, campanha de adoção e trabalho de conscientização para o abandono de animais.