Parceria entre Favet, Sejus e CCZ resulta em ação inédita no Brasil

28 de agosto de 2015 - 13:54

Uma ação inédita no Brasil aconteceu na manhã de quinta-feira dia 27 de agosto, na Clínica de Pequenos Animais da Faculdade de Veterinária (Favet), da Universidade Estadual do Ceará (Uece): a castração de gatos abandonados que moram nos presídios prisionais do Estado do Ceará, resultado da parceria entre a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Fortaleza, e Uece.

Cerca de 60 felinos passaram pelo minimamente invasivo procedimento cirúrgico de castração e foram também chipados. Os animais eram oriundos de duas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza: Desembargador Adalberto Barros de Oliveira Leal, de Caucaia, e Desembargadora Auri Moura Costa. No dia 13 de setembro será realizada a primeira de uma série de feiras de adoção dos animais.

Antes do recolhimento dos animais dos presídio houve um trabalho de sensibilização junto à população carcerária, especialmente entre as detentas, que criaram um laço afetivo com os gatos. Prova disso, é que alguns dos animais do Presídio Auri Moura Costa tinham lacinhos no pescoço. Àquelas presas que mais se afeiçoaram aos animais foi dado o direito de adotá-los.

Infelizmente, muitos animais não encontraram apenas braços carinhosos. Muitos sofriam maus-tratos por parte de alguns presidiários e chegavam a ser transformados em “mulas” para transportar drogas e celulares.

Além da intervenção cirúrgica e chipagem, os felinos também foram vermifugados e vacinados contra raiva, para então voltar para o gatil do Centro de Controle de Zoonoses, onde estão até que venham a ser adotados.