Formar professores está no DNA da UECE

15 de outubro de 2014 - 14:11

Há quase 40 anos, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) vem cumprindo uma de suas mais importantes missões: formar professores. Por ter sido pioneira na interiorização do ensino superior no Ceará, ampliou seu papel de formador ao chegar a seis regiões do Estado.

Atualmente, a UECE conta com 77 cursos, dos quais 45 são licenciaturas presenciais regulares, oito são licenciaturas a distância (UAB/MEC) e ainda oferece sete licenciaturas presenciais especiais – Intercultural Indígena (PROLIND), Pedagogia para Professores da Educação Básica em Atividade (PARFOR), Programa de Formação Pedagógica para Bacharéis em Química, em Física, em Matemática e em Ciências Biológicas, e Educação para o Campo (PROCAMPO).

O Campus do Itaperi oferece 23 cursos, dos quais 10 são licenciaturas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia, Química.

No Campus Fátima, seis dos nove cursos ofertados são licenciatura: Filosofia, Letras-Português, Letras-Literatura, Letras-Inglês, Letras-Francês e Letras-Espanhol.

Os seis campi da UECE no interior são voltados exclusivamente à formação, na modalidade presencial, de novos professores.

Na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), unidade acadêmica de Limeiro do Norte, são nove licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química, além da licencitura especial Educação para o Campo (PROCAMPO).

A unidade acadêmica da UECE em Quixadá (Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC) oferece nove licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química.

Seis licenciaturas são oferecidas pela UECE através da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI): Ciências Biológicas, Física, Letras-Inglês, Letras-Português e Literatura, Matemática e Pedagogia.

A população das regiões de Crateús, Itapipoca e Tauá podem cursar as licenciaturas em Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, que três unidades acadêmicas da UECE dispõem: Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI e Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC)

A Universidade Estadual do Ceará também forma professores mesmo onde não conta com um campus. A modalidade de educação a distância permite que a UECE dê continuidade ao seu papel de pioneiro na interiorização da formação de docentes.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a UECE contam com 20 polos espalhados por todo o Estado do Ceará que oferecem 50 cursos, dos quais 34 são licenciaturas em áreas inclusive de pouca oferta, como Computação, nos polos de Missão Velha e Tauá, e Artes Visuais, no polo de Orós.

Saídos ou não dos bancos da UECE, os professores que hoje estão espalhados por todo o Estado do Ceará e alhures merecem os mais respeitosos e gratos cumprimentos da Universidade que orgulha-se de ter em seu DNA o papel de formar formadores.