Para contribuir com o desenvolvimento do estado, Uece participa do Plano Ceará 2050

26 de fevereiro de 2018 - 12:27

Ao considerar a Universidade Estadual do Ceará (Uece) peça fundamental para o desenvolvimento do Estado, a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), procurou a instituição para buscar parceria na elaboração da Plataforma Ceará 2050.

O Ceará 2050 é um projeto de planejamento estratégico de longo prazo do Estado, que tem como objetivo a aceleração do crescimento econômico nos próximos 30 anos e atender, de forma mais eficiente, as expectativas da sociedade pela oferta de serviços essenciais, como saúde, educação, abastecimento de água, segurança pública e geração de emprego e renda.

alt

A equipe da ASTEF, composta pelos coordenadores do Ceará 2050, Barros Neto, Antonio Nunes Miranda e Expedito Parente Junior, foi recebida pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, na última quinta-feira (22/02), no gabinete da Reitoria, para tratar sobre o assunto.

Ao explicar a proposta, a equipe destacou que o Ceará 2050 divide-se em cinco etapas: 1) Diagnóstico estratégico; 2) Análise externa e construção de cenários; 3) Elaboração da visão de futuro e objetivos estratégicos; 4) Concepção de projetos estratégicos; 5) Plano de Governança, Consolidação e lançamento do plano estratégico de desenvolvimento de longo prazo.

“Estamos na fase 1 e buscamos a participação e o engajamento da sociedade (…) A gente vem tentado orientar esses estudos em cinco dimensões, em que o Ceará seja visto em uma ótica econômica, social, ambiental, institucional e territorial”, explica Expedito Junior.

Como resposta, o reitor da Uece disponibilizou as competências da Universidade. “Vamos, então, preparar um calendário de apresentação do Ceará 2050 para o público de todas as unidades da Uece, vamos projetar um curso de Especialização em Planejamento Territorial para que o plano seja desenvolvido com pessoas devidamente qualificadas e disponibilizar a vocês nossos planos de gestão”, disse Jackson Sampaio.

A parceria foi definida juntamente com os presentes na reunião: os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; de Planejamento, Fernando Antonio dos Santos; de Administração, Carlos Heitor Sales; a pró-reitora de Extensão em exercício, Maria das Dores Alves Sousa; e o assessor de Planejamento, Augusto Reinaldo Guimarães. Esteve presente também a assessora de Comunicação do Ceará 2050, Luciana Barroso.