Pandemia Covid-19 – Fala da Reitoria II

25 de março de 2020 - 09:58

 

A princípio, as reuniões da Administração Superior continuarão às segundas feiras pela manhã, mais resolutivas, com presença a distância de alguns, a fim de que possamos estabelecer mudanças nas regras de funcionamento da UECE, no tempo real de uma semana. Dependendo do comportamento da epidemia, estas reuniões poderão amiudar a frequência ou espaçar.

No mesmo ritmo, continuarão as reuniões do Grupo de Trabalho para Enfrentamento do Novo Coronavírus na UECE, na sequência das reuniões da Administração Superior, para que possamos tomar as decisões necessárias que modulem a extensão das medidas de proteção.

Em relação às medidas tomadas na manhã de 16/03, ações podem ser suspensas ou estendidas e ações podem ser adicionadas, tudo em acordo com o comportamento da epidemia e o que as autoridades sanitárias federais e estaduais determinarem. O Governo do Ceará tem sido protagonista de decisões rápidas e acertadas, constituindo Comitê de Enfrentamento da Pandemia no qual, entre as universidades, a UFC e a UECE foram incluídas. O momento é de respeito às recomendações baseadas em evidências científicas, extrema cautela em relação às mensagens passionais, geradoras de pânico, tanto quanto as brincadeiras de mau gosto e a disseminação de notícias falsas.

A internet é uma ferramenta, como carro, fogo, faca. As ferramentas são criadas para certas finalidades que se impuseram diante das necessidades, como respostas criativas. Mas, não estão isentas de outros usos, inclusive os negativos, pois até a Ciência não é isenta das suas aplicações. A internet, portanto, não é necessariamente mais importante que o domínio do fogo ou da roda, não é o ápice da história, é apenas um momento de nosso desenvolvimento técnico que impulsiona as comunicações em tempo real, realizando a aldeia global, mas que também pode viralizar obscurantismos, oportunismos e mentiras.