Pandemia Covid-19 – Fala da Reitoria I

23 de março de 2020 - 09:00

Nossa instituição, a Universidade, tem características muito singulares, sobretudo associadas às missões de formar profissionais, de produzir conhecimento e de estendê-lo ao conjunto da sociedade.

Como expressão desta instituição milenar, nossa Uece, organização com poucas décadas, acrescenta bandeirantismos: interiorização da educação superior no Ceará, formação de professores para a Educação Básica, inclusão social dos oriundos da escola pública e de famílias de baixa renda.

E não abandona desafios como o de articular inclusão social com internacionalização, mérito acadêmico e inovação tecnológica. A presença entre nós do novo coronavírus está testando nossa capacidade de sobreviver, como pessoas e organização, garantindo a sensibilidade social, além da qualidade republicana e democrática de nossas atitudes e relações, em condição absolutamente singular, como é a que ocorre nesta primeira pandemia do mundo globalizado.

Vamos usar nossa criatividade, nos apropriando dos disparadores tecnológicos disponíveis, mesmo que sem as melhores condições de infraestrutura, para fazer funcionar nosso ensino, nossos encontros, nossa produção, a fim de que saíamos afetados dessa crise, porque o seremos, porém inteiros.

Vamos avançar em soluções que nos permitam realizar os concursos e seleções públicas diretamente de nosso interesse, acumulando mais competência para atender a demanda das instituições públicas que passam a confiar em nós.

Vamos usar nossas competências política e ética para demonstrar perante a sociedade o melhor jeito de fazer política, debatendo com integridade e honra, nos espaços viáveis, neste exato momento em que, antes da emergência do coronavírus, nos preparávamos para eleger reitor.

Enquanto durar o atual estado sanitário de exceção, a reitoria da Uece, na frequência possível, permanecerá dialogando com as comunidades estudantis, de servidores docentes e de técnico-administrativos por meio deste espaço. Estamos juntos e cuidando uns dos outros.