Palestra marcará Dia Nacional da Matemática, 6 de maio

2 de maio de 2014 - 11:12

No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. A data foi proposta pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), em homenagem ao nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, professor de matemática e autor de grandes obras como “O homem que calculava”.

Para celebrar a data, a Sociedade Brasileira de educação Matemática – Regional do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), promove na quarta-feira, dia 7, a palestra “O Laboratório Como Ambiente de Aprendizagem no Ensino Regular: Uma Contribuição Significativa para a Matemática Escolar”. A apresentação será ministrada pela ´professora Joelma Nogueira dos Santos, da E. E. F. M. Lions Jangada, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), e às 19 horas, no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da UECE, no Campus do Itaperi.

Saiba mais

Nascido no Rio de Janeiro em 6 de maio de 1895, Julio Cesar de Mello e Souza formou-se como professor pela Escola Normal e depois engenheiro pela Escola Nacional de Engenharia. Ele faleceu em Recife no dia 18 de Junho de 1974 vítima de um ataque cardíaco.

Como Julio César de Mello e Souza escreveu alguns livros didáticos de matemática e o Dicionário Curioso e Recreativo da Matemática. O grande sucesso viria com os livros assinados com o pseudônimo Malba Tahan, entre os quais se destaca “O Homem que Calculava”.

Romance infanto-juvenil, o livro narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 19382 e já chegou a sua 75ª edição e foi traduzida para o espanhol, inglês, italiano, alemão e francês.

Inscrições no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.