Apresentação de Câmaras e palestra marcam segundo dia do Fórum Nacional de Reitores

19 de outubro de 2012 - 13:16

O segundo dia (18) do 51.º Fórum Nacional de Reitores, em Florianópolis, foi marcado pela palestra do reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Julio Cezar Durigan , e a apresentação das Câmaras de Apoio Técnico da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) referentes a EAD/UAB, Graduação e Pós-Graduação, da qual participou o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jerffeson Texeira.

Reitor da Unesp, Júlio César Durigan, falou sobre Financiamento

Ao falar sobre  “Financiamento nas Universidades Públicas Estaduais e Municipais”, o reitor da Unesp reforçou pontos importantes para que as instituições consigam angariar os recursos necessários para a manutenção das Universidades. “Dentro das possibilidades do país, nós sempre achamos que a quantidade de recursos é pequena. No entanto, para conseguirmos mais recursos é preciso que as universidades estejam preparadas para empregar bem essas verbas”.

Nesse sentido, o reitor reforçou que é preciso manter vital o tripé pessoal, infraestrutura e custeio, para assim conseguir um reconhecimento institucional. “ Não dá para esperar o reconhecimento por números de vagas. Temos que ser reconhecidos, e a partir daí conseguir financiamentos, por meio da qualidade do que formamos”.

Pela manhã, tiveram início os trabalhos das Câmaras de Apoio Técnico da ABRUEM. A da EAD/UAB debateu a “Institucionalização das práticas de EAD nas IES da ABRUEM”. Segundo solicitação da diretoria da Associação, cada Câmara deve oferecer três propostas pontuais para suas respectivas áreas. Assim, a equipe do EAD/UAB tem como metas promover a qualificação de pessoal para atuação na EAD (docentes e técnicos administrativos) e apoiar as filiadas na implantação e consolidação da EAD, elaborando diretrizes gerais para o processo de institucionalização. Visa também possibilitar a construção de uma rede de gestão integrada entre as filiadas, com vistas ao compartilhamento de recursos e competências.

Na parte da tarde, aconteceram as discussões da Câmara de Apoio Técnico de Graduação com o tema “Ingresso no Ensino Superior – experiências: ENEM/SISU, vestibulares tradicionais e Sistema Seriado de Avaliação (SSA)”. Integram esse grupo o reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira da Silva (presidente), e os professores Elisabete Brocki (UEA), Izabel Avelar (UPE), Luciano Hack (UDESC), Anete Marilia Pereira (UNIMONTES), Ana Maria Di Renzo (UNEMAT) e Ludoviko Carnascialli dos Santos (UEL). Entre as metas oferecidas pela Câmara estão a busca pela qualidade da formação nos cursos superiores, uma flexibilização curricular e mobilidade estudantil e o fortalecimento do financiamento para a graduação.

Outra Câmara apresentada durante a tarde foi a de Pós-Graduação, representada pelo reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, e os professores Mauro de Sá Ravagnani (UEM), Antonio Francisco Malheiros (UNEMAT), Jefferson Teixeira (UECE), Terezinha Abreu Gintijo (UEMG), Juarez Antonio Simões Quaresma (UEPA), Leo Rufato (UDESC), Euclides de Mesquita Neto (UNICAMP) e Eduardo de Camargo Oliva (USCS). O tema da exposição foi “As políticas de pesquisa e pós-graduação para as IES estaduais e municipais”, apresentado pela secretária geral do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP), Élida Paulina Ferreira.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABRUEM