Palestra do embaixador Samuel Pinheiro abre VI Encontro Tensões Mundiais

3 de maio de 2018 - 16:34

alt

O VI Encontro Tensões Mundiais, com o tema “Política Externa Brasileira: novos rumos e desafios epistemológicos”, inicia na próxima segunda-feira (07/05) com palestra do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, do Ministério das Relações Exteriores. Ele fala sobre o panorama histórico da política externa brasileira no auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus Itaperi, a partir das 18h.

O evento visa estimular o debate teórico-epistemológico sobre a política externa brasileira contemporânea e sua história, em perspectiva transdisciplinar e inovadora; promover a troca de saberes entre renomados especialistas e a comunidade acadêmica cearense, por meio de conferências, mesas redondas, minicursos e grupos de trabalho; e possibilitar a pesquisadores e formadores de opinião do Ceará maior participação nos espaços de reflexão e produção científica na área de política externa brasileira.

O encontro se destina, principalmente, a estudantes, professores e pesquisadores da área das humanidades – como Ciência Política, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Estudos Estratégicos, Sociologia, Antropologia, Literatura, História, Geografia, Direito, Economia. Contudo, o encontro está aberto a toda a comunidade acadêmica, além de órgãos públicos, entidades da sociedade civil e meios de comunicação.

Neste ano, a programação será realizada no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza, e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção. Mais informações podem ser obtidas no site do evento e no banner de divulgação da palestra de abertura.