Paladinos da UECE recebem honraria

11 de março de 2014 - 17:35

alt

Foram concedidas no final da tarde de segunda-feira, dia 10, oito Medalhas de Mérito Reitor Antônio Martins Filho, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. Foram sete na categoria Educational para os deputados estaduais Raquel Marques e José Teodoro Soares, para os deputados federais Ariosto Holanda, Artur Bruno, Chico Lopes e Antônio Balhmann e para o senador Inácio Arruda. A medalha na categoria Institucional foi para o empresário Fernando Cardoso Linhares.

Agraciados e presentes cantam o Hino Brasileiro

Em seu discurso, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, que presidiu a cerimônia, disse que o crescimento da Universidade tem sido inequívoco. “Nos últimos 20 de nossos 39 anos, nós passamos de 28 cursos de graduação e nove mil alunos, para 77 cursos de graduação, 35 programas de pós-graduação stricto sensu e 20 mil alunos, distribuídos por 11 campi, entre eles ocorrendo distâncias de até 400 quilômetros.”

A infraestrutura da instituição, no entanto, não cresceu na mesma dimensão, nem os recursos disponibilizados no orçamento. “Apenas nos últimos sete de nossos 39 anos, passamos de um custeio de R$ 4 milhões anuais para os R$ 18 milhões ao ano atuais e passamos de um investimento de R$ 1 milhão por ano para os R$ 12,5 milhões atuais”, listou.

De acordo com o reitor, a crise existente entre as condições de produção e a produção efetivamente realizada somente não é maior porque a UECE tem sido capaz, por meio da boa qualidade dos seus alunos e da sinergia entre competência e compromisso do seu corpo docente, de obter recursos federais ou apoios adicionais do tesouro estadual.

alt

A crise existente entre as condições de produção e a produção efetivamente realizada somente não é maior porque a UECE tem tido paladinos que, da sociedade civil e dos Parlamentos, observam o significado político, acadêmico, econômico, artístico e cultural da UECE, e apoiam, de modo decisivo, seu desenvolvimento.

Sete daqueles paladinos são membros dos parlamentos cearense e federal por dedicarem emendas parlamentares, individuais, de grupo ou de bancada, ao aperfeiçoamento da infraestrutura operacional da UECE e por apoiarem, de modo decisivo, o crescimento e o fortalecimento da UECE. O senador Inácio Arruda não pode comparecer à cerimônia, mas enviou mensagem falando da importância da honraria.

alt

Por motivos de saúde, o empresário Fernando Cardoso Linhares não pode estar presente para receber sua Medalha de Mérito por ter doado 20 hectares de terreno para a construção do campus  da  Faculdade  de  Educação de Crateús (FAEC). Com a doação, “o sonho de 30  anos  da  FAEC  de  ter  seu  próprio  campus,  integrado,  moderno  e  com oferta de novos cursos será transformado em realidade”, disse o reitor.

Confira o discurso do reitor na íntegra.

Conheça os agraciados com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho

UECE entrega a Parlamentares e empresário Medalha de Mérito