Ouvidoria da UECE ganha força com Decreto Estadual

31 de janeiro de 2013 - 16:58 #

Implantada em 1997, a Ouvidoria Setorial da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem como principal objetivo receber denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios de toda a comunidade universitária e externa, com a finalidade de corrigir falhas, distorções e reparação de injustiças.

De acordo com a ouvidora, Francimá Campos Rocha, foi a partir do Decreto Estadual nº 30.938/2012 que se tornou possível a elaboração e execução da Resolução nº 888/2012. Essa Resolução tem como objeto a criação do sistema de ouvidoria setorial da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) e estabelece normas para sua operacionalização e para eleição de ouvidor.

Diferente dos anos que se passaram, quando o ouvidor era indicado pelo reitor da Universidade, em 2012 houve o primeiro processo de escolha para ouvidor por meio eleitoral. Toda a comunidade ueceana teve a oportunidade de dar o seu voto. Pela Resolução, o ouvidor obteve ainda o direito de participação nos Conselhos Superiores da UECE e da FUNECE.

Em todo o ano passado, a Ouvidoria atendeu pelo telefone 155 e pelo Sistema de Ouvidoria – SOU, a 567 manifestações, entre solicitação de informações, denúncias, reclamações e elogios.

Com o propósito de ter uma gestão participativa e transparente, em 2013, a Ouvidoria da UECE está apoiando a implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), integrou-se ao Comitê de Acesso à Informação da FUNECE, participa do processo de classificação das informações e estabelece apoio em todos os campi da Universidade para que, por meio da descentralização, alcance maior cobertura.