OSUECE traz quinteto de cordas paulista para concertos gratuitos sexta-feira

19 de setembro de 2012 - 14:10 #

 

 

 

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE) está trazendo para Fortaleza a Cantilena Ensemble, um quinteto de cordas paulista, para apresentações gratuitas no Theatro José de Alencar e no Auditório do Centro de Humanidades da UECE, no bairro de Fátima, sexta-feira, dia 21.

Cantilena é um nome genérico para um evento envolvendo canto. “É um termo antigo e é usado por este conjunto para criar um espírito de ambientação histórica, pois o trabalho todo é relacionado à história da música, tendo um quinteto de cordas como agente ilustrativo, ou seja, eles tocarão à medida em que a aula for se desenvolvendo”, explicou o regente da OSUECE, Alfredo Barros. O Cantilena Ensamble em Português seria ´Conjunto Cantilena´.

O grupo é formado por Rucker Bezerra, Ana Paula de Souza, Rentao Bandel, Ana Beatriz Rebello e Airton Guimarães e o objetivo da Cantilena Produções Culturais é divulgar a música clássica através de concertos eruditos e didáticos. Desta forma, os projetos e Concertos da Cantilena Produções pretendem contribuir para a difusão da música erudita e instrumental, formação de plateia.

As apresentações do Cantilena Ensemble serão às 15h no Auditório do Centro de Humanidades, no bairro de Fátima, e no Theatro José de Alencar, às 21h, com entrada gratuita. A seleção das obras musicais executadas nos concertos são compostas por peças de compositores de destaque, como: Vivaldi, Mozart, Tchaikowsky, e de expoentes da música contemporânea, nacionalista, além de compositores do século XX.

Em seu projeto inovador “A História através da Música” e “A História do Brasil através da Música”, ambos centrados numa abordagem pedagógica, as apresentações se destacam pelas projeções de imagens em telão, contextualizando as obras apresentadas durante o concerto com o tempo histórico, acrescida das intervenções didáticas da professora professora Beatriz Rebello.

A Cantilena Produções Culturais produziu, desde 2009, 60 concertos na capital paulista e em cidades do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.