OSUECE se apresenta com tenor José Carreras em sua última turnê internacional

1 de junho de 2017 - 19:26

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), dirigida e regida pelo professor e maestro Alfredo Barros, se apresentou ao lado do tenor José Carreras, no último sábado, dia 27, no Centro de Eventos do Ceará, em apresentação de sua última turnê internacional A Life in Music. O tenor, aos 71 anos, reservará apresentações apenas na Espanha.

alt

A turnê no Brasil passou por São Paulo (19 e 21/5) e passaria pelo Rio de Janeiro, mas este espetáculo foi suspenso por motivo de saúde do tenor. Sob a regência do maestro David Gimenez, com a assistência do maestro Alfredo Barros, e ao lado da soprano Jaquelina Livieri, o tenor reuniu um repertório bastante eclético, que foi do clássico ao contemporâneo.

De acordo com Alfredo Barros, responsável pela preparação da orquestra para a apresentação, foram nove ensaios realizados durante três semanas, aperfeiçoando os músicos para execução de números como L’ Arlesienne Suite, En el Eco de tu Voz, Pecchè, Jazz Suite, Alma de Dios, Passione, Serenata Sincera, Amigos para Siempre e Aquarela do Brasil. Na quarta semana, os ensaios foram que o maestro David Gimenez.

alt

A OSUECE foi fundada em 2009, é formada por 65 integrantes e tem chamado atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes. “A realização do evento representa muito, não somente pelo reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo e pela Uece, mas também pela enorme experiência adquirida, pois os músicos entram em uma esfera de compromisso ético-profissional muito mais sério e importante e, a cada vez que isso acontece, o grupo dá um salto de qualidade”, fala o maestro Alfredo Barros.

alt

O reitor Jackson Sampaio, que teve a oportunidade de assistir ao espetáculo, declara que “a OSUECE apresentou desempenho de brilho intenso, demonstrando disciplina, domínio técnico e sensibilidade criativa, oferecendo um momento raro e confirmando sua posição de patrimônio intelectual da Uece e do Ceará, a requerer todo o apoio do poder público e do setor privado para a continuidade qualificada de sua missão”.

alt

Para o professor e maestro Poty Fontenele, “não há dúvida da grandiosidade de José Carreras. Inquestionável. (…) Foi nossa Orquestra a grande atração da noite, principalmente na peça de J. Gimenez – Intermezzo da opereta ‘As bodas de Luiz Alonso’. Os maiores aplausos. (…) Parabéns ao professor Alfredo Barros, maestro! Parabéns, Uece!”.

O projeto da OSUECE constitui uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão que atua como um agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da Uece. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica, voltado para a qualificação do tradicional Curso de Música da Uece.

Fotos de Giseldo Castro, Ceci Pinheiro e Sonia Lage