OSUECE em Concerto Sinfônico no TJA nesta quarta-feira (08)

7 de julho de 2015 - 14:12

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará – OSUECE, em sua série Concertos Sinfônicos, apresenta-se nesta quarta-feira, 08 de julho, às 19h30, no palco principal do Theatro José de Alencar. Sob a regência do maestro convidado Marcio Landi, o concerto terá como solista convidado o clarinetista Johnson Machado. No repertório, Abertura La Gazza Ladra, de Rossini, Três Paisagens Brasileiras para Clarineta e Cordas, de Beethoven Cunha, Primeira Rapsódia para Clarineta e Orquestra, de Claude Debussy, e Série Brasileira, de Alberto Nepomuceno. A entrada é gratuita.

Criada em 2009, a OSUECE é formada por 65 integrantes distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. Tem um conjunto variado de obras em seu repertório, de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico. A orquestra tem como diretor artístico e regente titular o professor Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Coordenador e professor de composição do Curso de Música da UECE, o maestro desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

SOLISTA CONVIDADO

O clarinetista Johnson Machado, solista convidado, é Doutor em música (Performance em Clarineta) pela The University of Kansas/EUA, Mestre em Música (Performance em Clarineta) pela The University of Miami (1998). Especializou-se pela UFRJ (1994) e graduou-se em Clarineta pela Universidade de Brasília (1991). No Brasil, participou da Banda do Colégio Piamarta, estudou no Conservatório Alberto Nepomuceno e no Curso de Licenciatura da Universidade Estadual do Ceará/UECe (1986), em Fortaleza; no Conservatório de Tatuí/SP (1987).

Atuou sob a Batuta dos Maestros Isaac Karabtchevsky, Henrique Morelenbaum, Sílvio Barbato, Ernani Aguiar, Leonardo Bruno, Helder Trefzger, Modesto Flávio, Glicínia Mendes, Thomas Sleeper, Gary Green, John Lynch, David Neely, Emílio de Cesar, Joaquim Jayme, entre outros. Nos EUA, participou do Brevard Music Festival, estudando com o Prof. Steve Cohen, bem como Masterclass com Elsa Verderhn, David Shrifin, Maurita Mead, Loren Kitt, Paul Garner e Michael Wayne. Já se apresentou como solista com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Filarmônica do ES, Camerata do SESI, Orquestra Jovem de Goiás e Sinfônica de Goiânia.

Desenvolve pesquisa sobre Música Contemporânea, Choro e Jazz. É compositor, arranjador e saxofonista, tendo lançado, em 2004 o CD solo Choramingando, onde assina todas as composições. Johnson Machado participou do ClarinetFest2008, Festival realizado pela International Clarinet Association, na cidade de Kansas City/EUA, onde estreou a obra Sonatina (2007) para Clarineta & Piano, bem como a execução da peça Estudo I (solo), ambas de sua autoria. Atualmente integra o Assum Trio/UFG, com a qual se apresentou em 2013 na The University of North Texas/EUA e na Sala Cecília Meireles em Março de 2015.

MAESTRO MARCIO LANDI

Marcio Landi foi o diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho desde sua criação, em 1996. Em 2009 foi agraciado com a renomada bolsa Fulbright, promovida pelo governo norte-americano que, em parceria com o governo brasileiro por meio da Capes, possibilitou-lhe concluir seus estudos de regência conferindo-lhe o título de Doctor of Musical Arts in Orchestral Conducting pela University of Missouri-Kansas City.

Desde que retornou ao Brasil, em 2013, colaborou como maestro convidado da Orquestra do Estado do Mato Grosso, além de atuar à frente da Orquestra de Sopros da Universidade Estadual do Ceará. No campo acadêmico, lecionou, durante três anos, harmonia, análise e regência na Faculdade Santa Marcelina. Atualmente é professor de regência do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Sopros.