Os primeiros 100 dias de gestão

3 de maio de 2021 - 16:58 # # #

Mais articulação interna e externa com organizações sociais, outras universidades cearenses, órgãos e secretarias do Governo do Estado e ações de apoio no combate à pandemia da Covid-19. Esses foram os aspectos que nortearam as principais realizações dos primeiros 100 dias de gestão, no último dia 25 de abril, liderado pelo reitor, professor Hidelbrando Soares, e pelo vice-reitor, professor Dárcio Teixeira.

Desde a posse dos gestores, no dia 15 de janeiro de 2021, a comunidade acadêmica já pode perceber que a nova gestão se mobiliza para tornar a Universidade Estadual do Ceará uma instituição mais presente junto às demandas da sociedade e mais inovadora. Internamente, foram criadas a Assessoria de Inovação, que será base da criação da Agência de Inovação Tecnológica e Social da UECE, e a Assessoria de Acessibilidade e Inclusão, que será base da criação do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da UECE. A futura agência será uma estrutura que abrigará todas as iniciativas de inovação tecnológica e social da Universidade e terá atuação estratégica dentro da nova gestão. Já o futuro núcleo virá para instituir uma política de acessibilidade e coordenar todas as iniciativas de acessibilidade e de inclusão já existentes na Universidade.

Externamente, destacam-se as articulações realizadas com o Gabinete da Primeira-dama do Estado, a Assembleia Legislativa, a Universidade do Parlamento Cearense, o SENAC, a Controladoria e a Ouvidoria Geral do Estado, o Tribunal de Contas do Estado e a Prefeitura de Fortaleza. As articulações junto às Secretarias do Estado do Ceará também são pontos de destaque. Dentre elas, estão a Secretaria da Saúde do Estado, a Secretaria da Educação, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a Secretaria da Cultura e a Secretaria do Planejamento e Gestão. Essas articulações demonstram que aproximações institucionais para fortalecer as políticas públicas de educação e desenvolvimento estarão presentes durante toda a gestão.

“Temos clareza de que a Universidade Estadual do Ceará é patrimônio do povo cearense e que, por isso, todas as suas ações devem ser pautadas por princípios democráticos e inclusivos, por meio de atuação conjunta com o Governo do Estado, com as Prefeituras e com as demais IES, para levar mais qualidade de vida à sociedade”, pontua o reitor, professor Hidelbrando Soares, sobre os princípios da nova gestão.

O vice-reitor da Universidade, professor Dárcio Teixeira, destaca a importância do planejamento para as principais ações que serão realizadas ao longo dos próximos quatro anos. Para o professor, “o planejamento é a base de uma boa gestão. Até o momento, as principais ações de planejamento envolveram as áreas de ensino, pesquisa, extensão, políticas estudantis e gestão. É a partir desse planejamento bem realizado que poderemos traçar várias ações para alcançar as metas da gestão”, pontua o vice-reitor.

Ainda no tocante à articulação com vistas a ampliar as ações do Grupo de Trabalho para enfrentamento à pandemia do coronavírus, a Universidade Estadual do Ceará colocou à disposição do Estado sua infraestrutura física e de equipamentos, como freezers de alta potência, além de disponibilizar o campus do Itaperi para abrigar um ponto de vacinação. A estrutura de pessoal também se faz presente nessa ação, com a atuação voluntária de 30 professores e alunos, nas ações de imunização e de educação para a saúde e para o autocuidado. Além disso, o Grupo de Trabalho vem atuando de forma muito próxima às Secretarias da Saúde do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza.

Na continuidade das ações de saúde com impacto para a população do Ceará, foi já nesta gestão que houve a autorização para o início das obras do Hospital Universitário do Ceará (HUC), no dia 27 de janeiro de 2021. O HUC, localizado no campus do Itaperi, representa um reforço à saúde pública e à formação de novos profissionais. São 654 leitos de internação, dos quais 184 são destinados à terapia intensiva. No Hospital, serão oferecidos à população serviços de diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, além de serviços de urgência, de emergência e de consultas eletivas.

Na continuidade dos investimentos em infraestrutura, no dia 19 de abril de 2021, o governador Camilo Santana autorizou o início do projeto de instalação do campus da UECE em Canindé, que representa uma nova estratégia de interiorização da UECE, com a inclusão da oferta de cursos de bacharelado que dialoguem com a vocação da microrregião de Canindé. Um Grupo de Trabalho Interinstitucional envolvendo a UECE e o Poder Executivo Municipal já iniciou os trabalhos para dar prosseguimentos aos trâmites de implantação do campus, que terá duas etapas: a primeira é a descentralização de cursos, contemplando aqueles já existentes em outros campi da Universidade, e a segunda, a instalação de um novo campus da UECE em Canindé.

No âmbito das articulações institucionais com órgãos e secretarias do Governo do Estado, já citadas, o compromisso com a educação básica cearense é uma constante da gestão. Foi nesse contexto que, no dia 8 de março de 2021, foi lançada a Rede de Cooperação em Pesquisa para a Educação Básica do Ceará (RECOPE) entre a UECE e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará. A RECOPE tem como objetivo fomentar ações conjuntas para responder aos desafios do estado para a elevação da qualidade educacional da população cearense a partir da oferta de educação de qualidade em todos os níveis (básico e superior), da valorização dos profissionais de educação e do incentivo à pesquisa científica como fundamento para a melhoria e a qualificação dos serviços educacionais.

Ainda sobre as ações educacionais para fora da Universidade, a UECE, por sua larga experiência com educação a distância e pela reconhecida qualidade de seus cursos na área de tecnologia, foi escolhida, pelo Ministério da Educação, para participar de um programa-piloto de formação profissional, o Qualifica Mais. São 296 vagas em 3 cursos técnicos (Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis) de formação continuada para jovens de até 29 anos com experiência formativa na área de tecnologia da informação. Os cursos serão realizados de forma totalmente on-line, ao longo de 200 horas. No dia 30 de abril, foi realizada a formação dos professores que atuarão nos cursos, com a presença de 73 professores, entre classificados e classificáveis.

Preocupados com a governança e os mecanismos para tornar a gestão pública mais transparente e proba, a nova gestão da UECE aderiu ao Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, conduzido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). O programa consiste na integração de mecanismos de gestão, compreendendo o planejamento estratégico, o mapeamento e a padronização de processos, a gestão de riscos, os controles internos para a prevenção, a detecção e o saneamento de fragilidades, de ineficiências e de irregularidades, as ações anticorrupção, de prevenção e de combate a fraudes e responsabilização administrativa, a aplicação do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual, a transparência pública e a comunicação, a ouvidoria, a prestação de contas dos resultados e as estratégias de monitoramento.

Para o reitor, professor Hidelbrando Soares, o “plano de integridade é um instrumento essencial para garantir o interesse público em todas as atividades de nossa universidade. Ele vem para evitar fraudes e corrigir as que já estejam possivelmente instaladas, bem como irregularidades e desvios de conduta. A Reitoria da UECE tem forte compromisso com os elevados padrões de gestão, de ética e de conduta, bem como a responsabilidade de desenvolver estratégias e ações para disseminar, no ambiente universitário, a cultura de integridade, tão importante para as instituições públicas hoje no Brasil.”

A partir do compromisso de tornar a UECE uma instituição mais inclusiva, a Universidade, por meio de seu Conselho Universitário (CONSU), aprovou a Resolução nº 1.657/2021, que institui as instâncias e os procedimentos de heteroidentificação no âmbito do sistema Funece/Uece. Essa Resolução é fundamental para garantir o correto cumprimento das políticas públicas de inclusão social e do sistema de cotas étnico-raciais, de forma a contemplar as pessoas que historicamente enfrentam condições desiguais de acesso à educação superior.

Outra área de atuação retomada é a de âmbito cultural. A UECE, por meio de sua editora universitária, a EdUECE, recuperou, nos dias 22 e 23 de abril de 2021 a tradicional Festa do Livro e da Rosa, promovida há 11 anos pela atual diretora, professora Cleudene Aragão. A incorporação da Festa do Livro e da Rosa às atividades anuais da EdUECE fortalece o compromisso da instituição com as ações culturais acessíveis a todos os públicos, de dentro e de fora da Universidade.

A atual gestão compreende que a Universidade é patrimônio público, além de uma instituição qualificada de promoção e difusão do conhecimento científico e tecnológico. O posicionamento da comunidade acadêmica frente ao negacionismo no grave cenário em que a sociedade se encontra é basilar para os princípios democráticos que regem a autonomia universitária. Foi a partir desse posicionamento crítico que a Reitoria da UECE, em conjunto com as reitorias de outras quatro IES públicas cearenses – a UFCA, a URCA, a UVA e o IFCE – assinou o Manifesto pela vida e pela ciência, no dia 12 de março de 2021, a Nota em defesa da vida, no dia 3 de abril de 2021, e a Nota em defesa da educação da ciência, da saúde e da vida no dia 23 de abril de 2021.

As pró-reitorias também realizaram ações de modernização em suas estruturas. Dentre as ações já implantadas nos 100 primeiros dias de gestão pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), podem ser citadas o redesenho da estrutura e da equipe; a coordenação do processo de preparação para o censo docente; estruturação de nova chamada para preenchimento de vagas remanescentes do vestibular 2020.2 e os processos de atualização e de reconhecimento de cursos, atuando  no levantamento das necessidades de atualização dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC) e no planejamento das ações de assessoramento pedagógico junto aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE).

Já a Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) elaborou proposta de reestruturação organizacional, passando a contar com duas coordenadorias: a Coordenadoria de Bolsas e Benefícios de Assistência Estudantil e a Coordenadoria de Atenção integral à Saúde e ao Bem-estar do(a) estudante. Houve também a ampliação da equipe multiprofissional. Agora os alunos podem contar com uma equipe composta por professores(as) da UECE com formação e experiência profissional em diversas áreas (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Educação Física, Medicina, Enfermagem e Terapia Ocupacional). A pró-reitora, a professora Monica Duarte Cavaignac pontua, ainda, outra importante ação que foi o início do processo de reforma dos centros acadêmicos e o planejamento de criação do ambulatório para desenvolvimento de atividades de assistência em saúde e a criação de vários meios de comunicação com os estudantes, como a criação do perfil no Instagram da CAISE (Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante) e do SAE (Serviço de Atendimento Educacional) e da criação de e-mails institucionais.

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) é a responsável por coordenar, dentro da UECE, o Programa de Integridade do Governo do Estado do Ceará, que já teve o diagnóstico inicial elaborado. Além disso, a PROPLAN realiza o mapeamento de áreas e de processos de riscos administrativos, coordena a elaboração do Plano de Gestão para o período de 2021 a 2025 e está elaborando a proposta de integração entre as áreas de planejamento e gestão da UECE.

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) vem se articulando com diversas secretarias a exemplo das Secretarias da Cultura (SECULT) e da Educação (SEDUC) do Estado para formalizar convênios e parcerias. Além disso, outra ação desenvolvida é a criação da Revista On-line de Extensão e Cultura da Universidade, que conta com a colaboração das três coordenadorias da pró-reitoria: a de políticas de extensão, a de interação sociocultural e a de educação, cidadania e diversidade. Podem ser citadas, ainda, ações que melhoram a comunicação da PROEX com os alunos, com a melhoria do site, ampliando a divulgação de suas ações.

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (ProPGPq), juntamente com a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), está estruturando treinamento sobre planejamento estratégico a ser ofertado às coordenações de cursos de pós-graduação. Houve a implantação de 33 bolsas, referentes ao Edital 18/2020 CAPES/FUNCAP, para apoio de programas de pós-graduação emergentes e consolidação de áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico do estado do Ceará. A pró-reitoria também realizou levantamento dos dados estatísticos dos Programas/Cursos com a relação de alunos, gênero, situação (matriculados, titulados, desligados e abandono, mudança de nível), projetos financiados com verbas públicas. Além disso, já foi realizada a atualização dos sites dos programas de pós-graduação, de forma que estejam disponíveis em língua estrangeira.

Um novo ciclo de gestão universitária se inicia na UECE. Serão quatro anos de novas possibilidades e de novas ações. Todos que fazem parte desta grandiosa instituição devem envidar esforços para fortalecer a missão da UECE, produzindo e disseminando conhecimento e formando profissionais para promover qualidade de vida das pessoas, com competência tecnológica e visando ao desenvolvimento sustentável.