Caminhos da história e da memória na cerimônia de colação de grau da Fafidam

7 de julho de 2015 - 12:15

Na última sexta-feira (03) a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Limoeiro do Norte, realizou a cerimônia de colação de grau do semestre 2014.2, presidida pelo reitor em exercício, professor Hidelbrando dos Santos Soares.

Receberam o diploma de licenciados 64 formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química. O mestre de cerimônia, professor Manoel Gedeon Carneiro Silva, destacou a importância da Uece no cenário nacional, sendo a primeira universidade pública estadual das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e a oitava do Brasil, tendo formado cerca de 60 mil profissionais em 40 anos de história, contando atualmente com 18.499 alunos de graduação.

alt

Da esquerda para direita: Rondinelle Castro (orador docente), João Rameres (diretor), Hidelbrando Soares (vice-reitor), Marcília Barreto (pró-reitora de Graduação), Gardênia Barbosa (representande dos coordenadores) e Rogério Pinheiro (secretário de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte).

A Fafidam completará em agosto 47 anos de atividades com uma longa ficha de serviços prestados à população cearense. Em seu quadro de servidores a Faculdade tem 96 professores (66 efetivos e 30 substitutos) e 30 servidores (técnico-administrativo e serviços gerais).

Na última quarta-feira (01) foi diplomada a primeira turma do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, realizado em parceria com a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), campus da Uece em Quixadá.

alt

Alex Leandro, orador discente

O orador discente, Alex Leandro Xavier Mendes, formando do Curso de Pedagogia, iniciou seu discurso chamando a atenção para o fato de que “as palavras proferidas” não seriam “capazes de transmitir as emoções” daquele dia, tendo em vista as dificuldades e os dilemas cotidianos vivenciados pela maioria dos que estavam se formando naquela noite. Em suas palavras, “nosso diploma tem personalidade, fez-se vida”. E acrescentou: “A educação não pode ser entendida como negócio ou mercadoria”, sua tarefa relaciona-se com a justiça social, papel que o professor deve desempenhar em sua atuação profissional cotidianamente.

alt

Professor Rodinelle Ribeiro Castro, orador docente

O orador docente, professor Rondinelle Ribeiro Castro, do colegiado do curso de Química, destacou em seu discurso os temas do agradecimento e do reconhecimento, destacando o papel de Dom Aureliano Matos, primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, na criação desta Faculdade. Para o professor Rondinelle Castro “não faltaram pessoas generosas na caminhada dos formandos” daquela noite, “dispostas a compartilharem suas vidas e saberes as quais são, por um dever de justiça, merecedoras de reconhecimento e de estima”. E continuou afirmando que “é movido pela gratidão que pretendo ir mais além e retroceder no tempo por mais de cinco décadas até contemplar a memória daquele grande homem sem o qual jamais estaríamos aqui nesse espaço físico, celebrando a feliz conclusão dessa etapa formativa”.Referindo-se a Dom Aureliano Matos, disse que a faculdade não herdou apenas o nome, mas também sua existência, em virtude de seu esforço em conquistar uma instituição de ensino superior para a região.

Após os discursos dos oradores discente e docente, o mestre de cerimônia leu as homenagens dos cursos e convidou a concludente Leila Raquel dos Santos Moisés, do curso de História, para proferir o juramento.

Em seguida, o presidente da cerimônia, professor Hidelbrando dos Santos Soares, dirigiu-se aos formandos conferindo-lhes o grau a eles inerentes. Após a entrega dos diplomas o vice-reitor da Uece proferiu discurso como presidente da cerimônia. Iniciou cumprimentando os presentes: professora Marcília Chagas Barreto, pró-reitora de Graduação; João Rameres Regis, diretor da Fafidam; secretário de Cultura e Turismo de Limoeiro do Norte, Rogério Pinheiro Moura; orador docente, professor Rondinelle Ribeiro Castro; professora Gardênia Maria de Oliveira Barbosa, coordenadora do curso de Pedagogia e representante dos coordenadores de curso; professora Ana Cecília de Freitas Nogueira, coordenadora do curso de Matemática; professora Ana Gláucia Jerônimo de Santiago, coordenadora do curso de Letras; professora Luciana Meire Reges, representante do curso de História; professor Francisco Sérgio de Almeida Pinheiro, representante do curso de Geografia; professor Francisco Antonio da Silva, coordenador do curso de Educação do Campo e membro da Rede de Comunicação Social da Uece; professor Francisco Carlos de Oliveira, coordenador do curso de Física; professora Emanuela de Oliveira Cabral Rocha, representante do curso de Ciências Biológicas; professor Marcos Colares, professor do curso de Ciências Sociais e assessor de Relações Institucionais da Vice-Reitoria; professor José Ernandi Mendes, do curso de Pedagogia; professora Sandra Maria Gadelha de Carvalho, também do curso de Pedagogia.

alt

O vice-reitor cumprimentou também a Banda Municipal Maestro José Robles e o maestro Raimundo Eugênio de Menezes Castro. No início de sua fala o professor Hidelbrando Soares destacou o significado que Limoeiro do Norte e a região jaguaribana têm em sua vida, porque “foi aqui que construí minha carreira profissional, foi aqui que constitui a minha família, tenho a honra imensa de ser cidadão de Limoeiro” e continuou dizendo que sendo cidadão de Limoeiro do Norte “me sinto também cidadão jaguaribano”.

Mais adiante falou das emoções de estar na Fafidam realizando a cerimônia de colação de grau, conferindo o título de licenciado a muitos com os quais conviveu diretamente. Destacou os belíssimos discursos dos oradores discente e docente, que trataram da gratidão e da resiliência e da valorização das pessoas do presente e do passado. Para o vice-reitor, é importante a gratidão aos fundadores, mas também destacou que é importante também a gratidão aos que contribuem cotidianamente para a transformação da faculdade e da região.

Destacou em seu discurso a importância da Universidade Estadual do Ceará, que completa 40 anos em 2015, que “talvez pelos problemas cotidianos não observemos a importância desses 40 anos”, quatro décadas de sucesso, de muitas lutas e superação, tornando-a uma das maiores universidades estaduais do Brasil e o êxito, segundo o professor Hidelbrando Soares, “estar em cada um de nós”, em nosso trabalho cotidiano.

alt

Fazendo um paralelo com os 47 anos da Fafidam “também foi de uma história muito exitosa, história de transformação desse espaço, desse território, encravado no centro de Limoeiro, num lugar de produção do conhecimento, um lugar de produção do saber, um lugar da produção de cidadãos críticos com capacidade de intervir no mundo em que vivem […]. Todos nós construímos esse patrimônio que é a Universidade Estadual do Ceará, esse patrimônio que é a Fafidam”.

O presidente da cerimônia continuou seu discurso dizendo que temos agradecer e homenagear os fundadores, mas também temos que agradecer todo dia aqueles que continuam essa luta, que continuam esse projeto de transformar o Vale do Jaguaribe em um lugar onde as famílias jaguaribanas possam ter acesso ao conhecimento e a uma formação profissional que forme cidadãos plenos capazes de intervir nos diversos contextos nos quais vivam. Os 64 professores diplomados nessa cerimônia fazem parte dessa história e terão um mundo complexo para enfrentarem cotidianamente. A Fafidam jamais deixará de ser uma referência na vida desses sujeitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fafidam