Orquestra Sinfônica da UECE tem espaço no TJA

23 de agosto de 2012 - 19:20 # # #

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), sob regência da maestrina convidada Inês Martins, apresenta-se em Concerto no dia 28 de agosto, às 19h, no Palco principal do Theatro José de Alencar. A apresentação da série Concertos Sinfônicos, tem em seu repertório, Beethoven, Mendelssohn e Luiz Gonzaga, que é homenageado durante a temporada de 2012 por seu centenário de nascimento. A OSUECE realiza atualmente, duas séries no Theatro: Concertos Sinfônicos, na última terça-feira de cada mês, às 19h, e Concertos de Câmara, sempre no primeiro domingo, às 17h.

A OSUECE teve início em agosto de 2009 e possui um conjunto de obras variado em seu repertório de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividades composicionais no Bacharelado em Composição da UECE, como arranjos e adaptações de grandes obras populares e obras do repertório tradicional sinfônico. A OSUECE é formada por cinquenta músicos, distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas. A Orquestra é dirigida artisticamente e regida pelo prof. Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, Texas – EUA, que desenvolve projetos artísticos dessa natureza desde 1988.

Mesmo muito recente, com apenas três anos de existência, a OSUECE tem chamado a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a Orquestra Sinfônica da UECE o Concerto para Viola e Orquestra de G.P. Telemann. A Cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012, apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma elogiosa o trabalho do jovens  músicos da Orquestra. Recentemente a OSUECE apresentou-se no lançamento do Plano de Cultura do Estado do Ceará e no concerto de abertura do IX Festival Música na Ibiapaba 2012, com grande êxito.

O projeto é uma ação de ensino, pesquisa e extensão, que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É, sobretudo, uma orquestra jovem que tem compromisso de inclusão social e acadêmica. Abre perspectivas para a orientação e apoio àqueles estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

A Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis, de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenação do Curso de Música, Núcleo Gráfico da UECE e a Fundação Eleazar de Carvalho têm dado importante apoio à Orquestra. Ainda colaboram com a OSUECE, as empresas Bandeirantes Mídia Exterior e agência 101º Macaco (Comunicação e Marketing de Marcas).

Serviço:
Programação da OSUECE no Theatro José de Alencar