Orquestra Sinfônica da UECE no Circuito BNDES Music Brasilis

11 de dezembro de 2014 - 10:46

Gaitista José Staneck e OSUECE

Após apresentações em Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, chega a Fortaleza, no dia 17 de dezembro, o V Circuito BNDES Musica Brasilis, que realiza no país concertos em homenagem aos compositores brasileiros Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez. A apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (OSUECE), no Theatro José de Alencar (TJA), encerram a quinta edição do circuito com espetáculos multimídia.

Desde 2011 o projeto se destaca pelo uso pioneiro de projeções e roteiros que contextualizam os repertórios, transcendendo o formato habitual de concertos. No dia da apresentação da OSUECE, regida pelo professor e maestro Alfredo Barros e tendo como solista José Staneck (harmônica), às 19h30, será exibido um vídeo em que o ator Mateus Solano é Alberto Nepomuceno falando sobre a música e a época. O concerto tem entrada gratuita.

Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, o Circuito BNDES Musica Brasilis é a única série de espetáculos multimídia voltados exclusivamente para os repertórios brasileiros de todos os tempos e gêneros. As apresentações deste ano são homenagens a dois grandes nomes da música brasileira, injustamente esquecidos após a Semana de Arte Moderna: Alberto Nepomuceno, considerado o “pai do nacionalismo”, lembrado pelos 150 anos de nascimento; e Glauco Velasquez, falecido há 100 anos, um dos mais talentosos compositores brasileiros, cujo gênio foi comparado ao de Villa-Lobos.

Ao longo de quatro edições dos Circuitos BNDES Musica Brasilis  foram realizados mais de 100 espetáculos em 15 cidades por todo o Brasil, para mais de 20 mil espectadores.

Outra boa notícia para estudantes e amantes da música é que foi feito, pelo Instituto Musica Brasilis, um minucioso trabalho de recuperação das partituras das músicas que compõem o repertório e este material será disponibilizado para download em seu portal até o final do ano. Estes espetáculos marcam a estreia da venda de partituras através da Apple.

Repertório:

1888 Alberto Nepomuceno – Batuque (da Série Brasileira)

1894 Alberto Nepomuceno – Medroso de Amor (Juvenal Galeno)

1891 Alberto Nepomuceno – Adagio para cordas

1902 Alberto Nepomuceno – Serenata para cordas

1903 Alberto Nepomuceno – Coração Indeciso (Frota Pessoa)

1905 Glauco Velasquez – A Casa do Coração (poema Antero de Quental)

1906 Alberto Nepomuceno – Coração Triste (texto Machado de Assis)

1906 Alberto Nepomuceno – Trovas nº1 – texto O. Duque Estrada

1908 Alberto Nepomuceno – Suite Antiga (Rigaudon), Romance

1913 Glauco Velasquez – Alma minha gentil (poema de Camões)

1913 Glauco Velasquez – Cantique de Soeur Béatrice