Orquestra Sinfônica da UECE fará concerto dia 25 no Theatro José de Alencar

12 de setembro de 2012 - 11:44

O maestro cearense radicado em Pernambuco José Renato Accioly é o convidado da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE) para reger o concerto da Série Concertos Sinfônicos,no dia 25 de setembro, no Theatro José de Alencar, às 19h. No repertório, Rossini, Beethoven, e Luiz Gonzaga (arranjo do maestro Duda).

A OSUECE apresenta, mensalmente, duas séries de concertos. O primeiro é a Série Concertos Sinfônicos, sempre na última terça-feira de cada mês, às 19h, com um maestro convidado. O outro é a Série Concertos de Câmara, no primeiro domingo, às 17h. Os Concertos Sinfônicos da OSUECE na temporada de 2012 terão sempre um número dedicado à obra de Luiz Gonzaga, em comemoração ao seu centenário de nascimento.

A OSUECE teve seu início em agosto de 2009 e tem um conjunto de obras variado em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial para jovens compositores cearenses que desenvolvem atividade composicional no Bacharelado em Composição da UECE, arranjos e adaptações de grandes obras populares, e obras do repertório tradicional sinfônico.

Formada por 50 músicos distribuídos dentre os naipes das madeiras, metais, percussão e cordas, a OSUECE é dirigida artisticamente e regida pelo professor Alfredo Barros, maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela University of Texas at Austin (EUA). Os músicos se reúnem quatro vezes por semana e participam de dinâmicos ensaios no Auditório Central da UECE, no Campus do Itaperí, às quartas e sextas, à tarde; e às terças e quintas, das 18h às 21h.

Com menos de três anos de existência, a Orquestra Sinfônica da UECE vem chamando a atenção de músicos importantes, professores de festivais e regentes, como o violista Carlos Boltes (chileno radicado nos EUA), que, em julho de 2011, solou com a OSUECE o Concerto para Viola e Orquestra de G. P. Telemann. A cantora Marina de la Riva, que em janeiro de 2012, apresentou-se com a OSUECE em Fortaleza, tendo mencionado de forma muito elogiosa o trabalho do jovens  músicos da orquestra. Recentemente a OSUECE apresentou-se no lançamento do Plano de Cultura do Estado do Ceará e no concerto de abertura do IX Festival Música na Ibiapaba 2012, com grande êxito.

A Orquestra Sinfônica da UECE O é uma ação tríplice de ensino, pesquisa e extensão, que atua como um forte agente aglutinador de músicos de diferentes camadas sociais e alunos matriculados em cursos superiores da UECE. É sobretudo uma orquestra jovem que tem um compromisso de inclusão social e acadêmica e abre perspectivas para a orientação e apoio aos estudantes de música que procuram uma oportunidade de ingressar na universidade.

Os ingressos para o concerto custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).