Integração, música e corais marcaram a festa de confraternização da UECE

7 de dezembro de 2012 - 19:51 #

A festa de confraternização natalina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizada na tarde de quinta-feira (06/12), foi marcada pela apresentação da Orquestra Sinfônica da UECE regida a seis mãos. Após o reitor da UECE, Jackson Sampaio, falar da ideia de se realizar, neste final de ano, a Confraternização da Integração, disse que a presença de dois ex-reitores, professores Assis Araripe e Perípedes Chaves, e do ex-vice-reitor, professor João Nogueira Mota (professor Moraes), reafirmava a iniciativa. Em seguida, anunciou a apresentação da Orquestra Sinfônica, com a regência dos maestros Potiguar Fernandes Fontenele (maestro Poty), Inez Martins e Alfredo Barros.

O reitor Jackson Sampaio lembrou o crescimento da confraternização, ao juntar-se ao Sindicato dos Docentes da UECE   (SINDUECE) e ao Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos do Ensino Superior Oficial do Estado do Ceará (SINSESC). Em seguida, falou a presidente do SINSESC, Liana Rabelo, que destacou a importância da presença dos ex-reitores e ex-vice-reitor e que estava feliz com a presença de grande número de servidores.

Na ocasião, falou a representante da SINDUECE, professora Neuma Lopes, que leu uma mensagem de confraternização enviada pela diretoria da instituição. O texto faz referências às confraternizações natalinas, para as automáticas congratulações de boas festas e que automáticos, também, são os eventos de dezembro. Foi buscar no “velho Aurélio” (o dicionário), o significado de confraternizar: “Ligar, unir como irmãos; irmanar”. Confraternizar, portanto, implica estabelecer vínculos cada vez mais profundos entre homens e mulheres, “uni-los como irmãos”.

Os grupos musicais encantaram a comunidade ueceana com suas vozes afinadas. Houve também a apresentação do cantor cearense Rodger Rogério,  integrante de uma geração que ficou conhecida nacionalmente como “Pessoal do Ceará”, no final dos anos 70 e início dos 80, que encabeçou um dos mais expressivos movimentos artísticos coletivos cearenses chamado “Massafeira”.

A Orquestra Sinfônica da UECE, juntamente, com o Coral de Estudantes do Curso de Música da UECE e o Coral Vozes de Outono, com mais de 100 participantes, foram um show à parte. A programação musical teve continuidade com o Coral dos Servidores da UECE, sob a regência do professor Cláudio Mesquita, que presenteou a platéia com vários clássicos de Natal e um texto sobre o Natal lido por uma integrante do coral, a estudante Olívia Moura.

Foi realizado também um sorteio de brindes pelo SINSESC e, no final, oferecido um coquetel aos participantes.

Esta foi a primeira confraternização natalina da atual administração da UECE. A festa contou com a presença do vice-reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares; diretores de Centros, Faculdades e Instituto, professores, servidores e alunos. Participaram também as professoras Socorro Osterne, esposa do ex-reitor Araripe, e Graça Fontenele, esposa do professor Manassés Fontele e representando-o como ex-reitor, e a ex-secretária dos órgãos colegiados da UECE, Antonieta Rabelo.