Orquestra Eleazar de Carvalho faz Concerto na UECE

17 de março de 2009 - 13:45 #

Com repertório Clássico e Romântico, a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (ORCEC) retoma as apresentações do Concerto Universitário, que será realizado no dia 25 de março, (quarta-feira) às 9h da manhã, no Auditório Central no Campus do Itaperi. O maestro Márcio Landi convida toda Comunidade Acadêmica para apreciar o grande evento. O repertório da orquestra abrange obras de todos os períodos – barroco, clássico, romântico, bem como peças de compositores modernos e contemporâneos, mantendo sempre a presença de autores brasileiros em suas apresentações. O grupo, além de realizar uma interação com os músicos locais, permite que estes se apresentem como solistas junto à orquestra, incentivando o desenvolvimento da música instrumental do Estado.

A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho foi fundada em 22 de dezembro de 1996, e desde então vem se dedicando a formação de platéia para música de concerto, atingindo um trabalho artístico expressivo nestes dez anos de produção. O projeto da orquestra é uma das principais ações do plano de música da Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, sendo um referencial da música erudita no Estado, reconhecido como Projeto de Utilidade Pública. O elevado nível técnico de suas apresentações atraiu a parceria da Universidade Estadual do Ceará com Empresas e Instituições.

A orquestra é formada por dezessete músicos de cordas, entre violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, que nestes dez anos de atividades atingiram uma produção de música de concerto de excelente qualidade, capacitando profissionais na área orquestral. A programação artística da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho já contou com a presença de sete regentes convidados e mais de cem solistas entre músicos nacionais e do exterior. O trabalho que vem sendo realizado criando uma identificação do público cearense com a música erudita, proporcionando a ampliação de platéias e a demanda de outras formações, visando integrar o Ceará no circuito da música erudita no Brasil.