Simulação de acidente no Campus foi perfeita

27 de março de 2009 - 15:07 #

O Campus do Itaperi da UECE nesta quinta-feira, 26, foi cenário da Operação Simulação de Acidente e demonstração de primeiros socorros, promovido pela Cruz Vermelha Brasileira, filial do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará. Segunda a coordenadora do evento, na UECE, profa. Ana Cláudia de Souza Leite, da disciplina Urgência e Emergência do curso de Enfermagem, a simulação atendeu as expectativas e foi um sucesso. Ana Cláudia deixou bem claro que os atores convidados para participar da operação pertenciam a Cruz Vermelha, até porque já estão acostumados com esse tipo de manobra. Ana Cláudia disse ainda que, a próxima simulação deverá envolver os moradores do entorno do Campus do Itaperi. Será uma espécie de aula de primeiros socorros para o povo.

A operação contou com um grande aparato de segurança para a simulação do acidente, envolvendo moto, automóvel e pedestres, com um saldo de quatro vítimas. Tudo isso foi objeto da demonstração em Socorro de Urgência realizado pela Cruz Vermelha Brasileira, em parceria com o curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde(CCS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Segundo a presidente da Cruz Vermelha no Ceará, Patrícia Aparecida Albano, a iniciativa foi de grande benefício para a comunidade acadêmica. Para a coordenadora do evento, profa. Ana Cláudia, a simulação mostrou e ensinou como a população deve agir ao se deparar com eventuais acidentes.

Todos os detalhes de como aconteceria a simulação foram acertados com bastante antecedência entre a presidente da Cruz Vermelha no Ceará, Patrícia Aparecida Albano, e a coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem, profa. Bárbara Pereira d’Alencar. O cenário da simulação ocupou toda a área localizada entre o prédio do Instituto Superior de Ciências Biomédicas e o Centro de Educação, logo após a Praça Martins Filho, na parte interna do Campus do Itaperi. Depois de pronto o cenário e as equipes mobilizadas, os atores entraram em cena. Toda a operação contou com o Centro Integrado de Operações de segurança (CIOPS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiro, Polícia Militar do Ceará, Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado do Ceará (Ciopaer) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC).

Segundo informações do diretor do CCS, prof. Jackson Sampaio, o local reservado para receber os equipamentos da simulação em socorro de urgência foi preparado com bastante tempo. A simulação ocorreu, passo a passo, dentro da ordem prevista, de acordo com o roteiro escrito pela Cruz Vermelha.