Oferta de bolsas financiadas pelo Fecop cresce quase 20% em 2018

12 de abril de 2018 - 12:48

As bolsas oferecidas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) atingiram o número de 1.241 beneficiários, em 2018, um crescimento de 19,21% em relação ao ano passado, quando 1.041 bolsas foram disponibilizadas. O investimento previsto para este ano é de R$ 5,6 milhões, que atende ao pagamento dos benefícios por um período de 10 meses/ano.

Os bolsistas são atendidos pelas pró-reitorias de Políticas Estudantis (Prae), com 569 bolsas; de Extensão (Proex), com 307 bolsas; de Graduação (Prograd), com 251 bolsas; e de Pós-Graduação e Pesquisa (Propgpq), com 114 bolsas.

O quantitativo está dividido da seguinte maneira nos campi e faculdades da Uece: 660 bolsas para os campi Itaperi e Fátima, 135 para a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), 117 para a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), 109 para a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), 84 para a Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), 59 para a Faculdade de Educação de Crateús (Faec), 48 para o Centro de Ciências, Educação e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec) e 29 para a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Em levantamento realizado pela Prae, com bolsistas do Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU), um dos financiados com recursos do Fecop, até o final do semestre 2017.1 foram contabilizados 387 estudantes bolsistas que concluíram cursos de graduação na Uece, mostrando o impacto positivo do programa na formação de estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Além disso, são observados impactos positivos na formação acadêmica dos bolsistas avaliados no encontro anual do PBEPU em 2017, dentro das atividades da XXII Semana Universitária da Uece, quando foram apresentados 814 trabalhos científicos por estudantes beneficiados pelas bolsas.

Veja detalhes da distribuição das bolsas.