Observatório será aberto ao público durante Semana Mundial do Espaço

3 de outubro de 2016 - 14:58

O Observatório Astronômico Otto de Alencar, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizado no Campus Itaperi, estará aberto no período de 4 a 7 de outubro para observação do céu noturno, em homenagem a Semana Mundial do Espaço ou World Space Week.

Trata-se de uma semana, de 4 a 10, dedicada à celebração da ciência e tecnologia, mais especificamente da Astronomia e da conquista espacial. Durante a Semana Mundial do Espaço ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço.

 

 

As datas que delimitam a ocasião celebrada comemoram acontecimentos marcantes da era espacial: no dia 4 de outubro de 1957 foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. O Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior foi assinado pelos estados membros da ONU no 10 de Outubro de 1967.

Os participantes contarão também com as orientações e esclarecimentos de equipe  do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia da Uece (Lepa), coordenado pelo professor Antonio Carlos Santana dos Santos.