Observatório das Nacionalidades da UECE realizará Encontro Tensões Mundiais

31 de outubro de 2013 - 11:18

alt

O Observatório das Nacionalidades (ON), rede de pesquisa multidisciplinar sediado na Universidade Estadual do Ceará (UECE) que reúne estudiosos dos cinco continentes, realiza de 5 a 7 de novembro, o V Encontro Tensões Mundiais, que tem como eixo temático principal a discussão sobre “Revoluções, Nacionalidades e Ordem Internacional”. Essa temática adquire especial significado para a comunidade científica brasileira, no momento em que o país vive manifestações sociais de intensidade similar à onda de protestos que vem ocorrendo em todo o planeta, desde 2011.

As atividades do V Encontro Tensões Mundiais acontecerão das 8h:30 às 19h, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no Campus do Itaperi. O evento é aberto ao público e a programação completa pode ser vista no site do Encontro.

A programação do evento inclui a conferência “Falling Apart: Reflexões sobre a história e o futuro da África” , de Herbert Ekwe-Ekwe (professor-visitante da Unifor), bem como a apresentação de trabalhos inéditos por jovens pesquisadores, minicursos e mesas redondas com a participação de renomados especialistas.

Como parte da programação, haverá também o lançamento de dois livros, no dia 6 de novembro, às 19hs no saguão da Reitoria da UECE. “Arte para a nação brasileira”, organizado por Manuel Domingos Neto, reúne ensaios e pesquisas de diversos autores sobre artistas referenciais na configuração da sensibilidade nacional brasileira. Organizado por Angícia Mourão, Natanael Braga e Paula Ribeiro, “Caleidoscópio de Nações” é uma coletânea de resenhas sobre destacados teóricos do nacionalismo e de ensaios inéditos que tratam do enigma chamado “nação” nas sociedades contemporâneas. O livro é uma iniciativa pioneira da EdUECE que aceitou o desafio de divulgar a produção acadêmica dos estudantes do Curso de Ciências Sociais.