Observatório das Nacionalidades inaugura nova sede na UECE com palestra de Benedict Anderson

10 de agosto de 2011 - 17:45 #

Será inaugurada, na próxima sexta-feira, 12, a nova sede do Observatório das Nacionalidades (ON). O evento compõe a programação do último dia do “Seminário Estado, Sociedade e Políticas Públicas na contemporaneidade”, que acontece desde segunda-feira (08/08),na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Na ocasião, o professor da Universidade de Cornell Benedict Anderson fará palestra sobre o tema “Militares e Nacionalidades”. Anderson é um renomado cientista político conhecido pela obra “Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo” (traduzida para 21 idiomas). Como debatedores, ele contará com o Prof. Dr. Manuel Domingos Neto, da Universidade Federal Fluminense, e da Profa. Dra. Mônica Dias Martins, da Uece, que coordenam o Observatório.

Existente desde 2004, o Observatório das Nacionalidades é um grupo de pesquisa multidisciplinar, ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que conta com o apoio do Banco do Nordeste e é voltado para estudos teóricos e empíricos acerca da construção das nações. Reúne pesquisadores de diversas instituições acadêmicas brasileiras e passou a editar, em 2005, a revista Tensões Mundiais. A publicação, que conta com o selo Qualis da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), divulga a produção acadêmica do grupo e mobiliza pesquisadores de todos os continentes.

Serviço: Inauguração da nova sede do Observatório das Nacionalidades

Palestra “Militares e Nacionalidades”, com Benedict Anderson