Observatório das Nacionalidades e Uece lamentam falecimento de Benedict Anderson

17 de dezembro de 2015 - 14:50

No domingo, dia 13 de dezembro de 2015, o mundo perdeu um de seus mais inquietos observadores de estrelas, como ficou conhecido o autor Benedict Anderson para aqueles que o conheceram e tiveram a oportunidade de compartir seus conhecimentos no grupo de pesquisa Observatório das Nacionalidades (ON) e em suas palestras mundo afora. “Um inquieto observador de estrelas”, foi a forma como o descreveu a professora Monica Martins, coordenadora do ON, que teve o prazer e a honra de debater ideias com Anderson, de quem tornou-se amiga, e de quem se despede com pesar.

Em agosto deste ano, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará, o Observatório das Nacionalidades proporcionou o que agora sabemos ter sido sua derradeira visita a uma cidade pela qual, por diversas vezes, declarou seu querer bem, Fortaleza. Na ocasião, além de participar de uma roda de conversas, Benedict Anderson lançou seu último livro, “Sob Três Bandeiras”.

alt

Cientista político, professor emérito na Universidade Cornell, autor do clássico “Comunidades Imaginadas”, Anderson, cidadão do mundo, deixou nossas companhias do mesmo lugar onde chegou a este mundo, sua adorada Indonésia, que aguçou sua curiosidade, norteou seus estudos e legou ao mundo um estudioso que exerceu, e há ainda de exercer, profunda influência sobre aqueles que se dedicam aos estudos da nação e da formação da entidade nacional.

É com pesar que colegas professores, alunos e amigos queridos se despedem de “Ben”, como era conhecido nos círculos mais chegados. Com sua partida, todos perdemos. Sua vida, contudo, é algo a celebrar. O conhecimento proporcionado; o clássico produzido; as questões levantadas ainda sem resposta; o carinho e cuidado no trato de todos, graduandos ou doutores. O inquieto observador de estrelas há agora de observar as inquietudes que deixou por aquietar. Permitamos que ele nos inspire, agora, a todos.