Observatório da Violência contra a Mulher lança relatório quadrienal

10 de março de 2014 - 12:11

O Observatório da Violência contra a Mulher (OBSERVEM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) lançou seu primeiro relatório quadrienal intitulado “Relato de uma experiência exitosa”, referente aos seus primeiros quatro anos de existência, de 2009 a 2012.

O relatório mostra os trabalhos desenvolvidos pelo Observatório, ao longo daquele período, em parceria com o Projeto Básico Integral do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, financiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Para o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, em seu depoimento sobre o OBSERVEM, “é um orgulho ver os resultados de uma unidade de extensão e pesquisa tão vigorosa quanto esta, com tanta importância social”.

Na publicação podem ser encontradas desde informações como a história do OBSERVEM, artigos, revistas e livros publicados, composição do website, notícias, como também dados sobre a quantidade de casos de violência contra a mulher, registrados a cada ano em Fortaleza, o horário que esses casos acontecem, escolaridade do agressor e das mulheres agredidas, estado civil e até os bairros com maiores índices.

De acordo com o relatório, em 2009 foram 9.113 casos registrados, já em 2012 foram 6.112, o que mostra que a incidência de ocorrências diminuiu em todas as Regionais ao longo dos quatro anos de estudos.

Saiba mais na página do Observatório da Violência contra a Mulher (OBSERVEM)